Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

‘Somatória de fatores pode definir eleições 2022’, afirma analista político

Para o analista político Helso Ribeiro, apesar dos dados consolidados no 1º turno das eleições, é possível que o cidadão se surpreenda e tudo isso devido à transferência de votos, uso do voto útil e entre outras variáveis. 
Especial Publicitário
(Foto: Nelson Junior/TSE)

Manaus (AM) – As eleições de 2022 entram para a história do Brasil como uma das mais polarizadas. Em âmbito nacional, a disputa entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu um nível extremo de tensão entre os apoiadores. Localmente, a briga por quem vai ficar com o cargo de governador do Amazonas está muito mais desenhada, sendo o atual governador o favorito para o pleito segundo as pesquisas.

Entretanto, apesar do contexto estar apontando para a vitória dos atuais ”primeiros lugares” nas pesquisas, tudo pode acontecer. O Portal Tucumã repercutiu o assunto com o analista político Helso Ribeiro, que afirmou que uma somatória de vários fatores pode decidir o pleito. 

Para Helso, apesar dos dados consolidados no primeiro turno, é possível que o cidadão se surpreenda e tudo isso devido à transferência de votos, uso do voto útil e entre outras variáveis. 

”Eu penso que o segundo turno é uma nova eleição mas tem a lembrança da eleição do primeiro turno e aí eu penso que os candidatos à presidência e ao governo que largaram na frente, têm uma forte chance, portanto eu vejo aqui no Amazonas, o governador Wilson Lima e o no Brasil o ex-presidente Lula com fortes chances de ter êxito, mas nada impede que tenhamos uma surpresa, lembrando que no primeiro turno a diferença foi larga entre Wilson Lima e Eduardo Braga e faltou menos de 1,5% para o Lula ganhar no primeiro turno”.

Apesar de pouca mudança, é possível que aqueles que não votaram nem em Lula nem em Bolsonaro no primeiro turno por não simpatizarem com ambos ou que simplesmente não foram votar, possam mudar de opinião neste domingo (30) diminuindo as abstenções. O analista falou ainda no cuidado com as fake news.

”Esse recall (ou seja, essa nova chamada) fará com que mais de 90% dos votos dados no primeiro turno sejam repetidos no segundo turno e aí entram realmente as fake news que devem ser abominadas, a gente não pode querer alavancar a nossa democracia na base de mentiras, na base de inverdades e é claro, nós tivemos um abstencionismo recorde aí cabe aos candidatos tentar levar os eleitores que não votaram no primeiro turno ao  segundo, ainda que boa parte do eleitorado, por estar decepcionada com os dois que se apresentam, acaba não indo votar”.

Voto útil

Muito tem se falado sobre o voto útil, ou seja, aquele voto no candidato que o eleitor acredita que realmente tem chances de ganhar. Helso acredita que os postulantes aos cargos de governador e presidente precisam tentar convencer os eleitores de que o voto deles fará a diferença.

”Eu vejo que há uma tendência de aumentar a abstenção no segundo turno, cabe aos candidatos enviar esforços para que isso não aconteça, eu não sei eles vão ter êxito com isso e aí é o que se comenta sobre o voto útil, é claro que aqui e no país, um dos dois irá governar então é o momento deles mostrarem para os eleitores, principalmente os indecisos que o voto deles será preponderante”.

Bolsonaro em segundo lugar, um caso inédito entre candidatos à reeleição

O analista pondera que o ex-presidente Lula (PT), que comandou o país entre 2003 e 2010, tem mais chances de se consagrar vencedor, tendo como base a situação mais desfavorável em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) se encontra.

”Aqui no estado está bem definido e em termos nacionais vamos ver no que vai dar, é bom lembrar que é a primeira vez desde o processo de redemocratização que um presidente eleito não sai em primeiro lugar no primeiro turno das eleições 2022, isso nunca ocorreu com nenhum candidato à reeleição daí da entender que há uma forte probabilidade para o ex-presidente Lula, vamos ver, vamos aguardar”.

O segundo turno das eleições 2022 acontece neste domingo (30) em todo o Brasil, respeitando o fuso horário de Brasília, das 8h às 17h. No Amazonas o horário ficou assim:

  • 6h às 15h: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Ipixuna, Tabatinga, Guajará, São Paulo de Olivença, Jutaí, Itamarati, Pauini e Lábrea.
  • 7h às 16h: restante dos municípios amazonenses, incluindo Manaus.

LEIA MAIS: Veja o que é permitido no dia do pleito

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário