Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Urnas eletrônicas vão emitir som com nome de candidatos a eleitores com deficiência visual

Tecnologia que permite a sintetização de voz foi desenvolvida sem custos para as Eleições 2020
Especial Publicitário
(Foto: Divulgação)

As urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições de 2020 vão utilizar um recurso tecnológico de sintetização de voz que que vai transformar o texto em som, como se a máquina fizesse o papel de uma pessoa lendo o conteúdo de algum documento.

Essa é a primeira vez que os eleitores com deficiência visual vão poder ouvir o nome do candidato, após digitar o número correspondente na urna.

Até as últimas eleições, a urna emitia mensagens gravadas que indicavam ao eleitor com esse tipo de deficiência o número digitado, o cargo para o qual estava votando e as instruções sobre as teclas “Confirma”, “Corrige” e “Branco”. Eram mensagens pré-gravadas, instaladas no equipamento para melhorar a experiência desses votantes.

Mas, pelo fato de as mensagens serem gravadas previamente em estúdio, havia uma limitação: como em um pleito concorrem milhares de candidatos e, ao longo do processo eleitoral, muitos deles são substituídos, seria inviável gravar os nomes de todos os concorrentes.

Passo a passo

Para utilizar a novidade, o eleitor precisa informar o mesário sobre sua deficiência visual, para que o colaborador da Justiça Eleitoral habilite o recurso e entregue fones de ouvido, necessários para garantir o sigilo do voto.

Mesmo habilitada, a urna não iniciará a votação de imediato, permanecendo estática em uma tela com orientações sobre como votar. Além disso, enquanto a votação não for iniciada, o eleitor terá a possibilidade de fazer a regulagem do áudio, sendo permitido aumentar ou diminuir o volume, para tornar a experiência de votar mais agradável.

A sintetização de voz também é capaz de fazer flexibilização de gênero ao emitir a fala de confirmação do concorrente escolhido. Isso significa que, por meio da ferramenta, a urna “falará” que o eleitor está votando em um candidato ou em uma candidata, de acordo com o gênero do postulante que está recebendo o voto.

Com informações TSE

Leia mais: Projeto de combate a fake news deve ser votado este ano, diz Maia

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário