Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Vacinas fabricadas na Índia devem chegar ao Brasil nesta sexta-feira (22)

A chegada das vacinas vindas da Índia dará fim a uma série de anúncios e cronogramas frustrados do governo federal. Confira mais detalhes
Especial Publicitário
vacinas índia

Manaus – O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (21) que doses de vacinas contra a covid-19, da Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca, devem chegar ao Brasil amanhã (22), no fim da tarde.

A informação foi divulgada no UOL. Em nota, o ministério disse que as vacinas devem chegar no Aeroporto de Guarulhos, São Paulo.

“A carga vinda da Índia será transportada em voo comercial da companhia Emirates ao aeroporto de Guarulhos (SP) e, após os trâmites alfandegários, seguirá em aeronave da Azul para o aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro”, explicou.

Pouco antes, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já tinha antecipado a data para a chegada das vacinas. Nas redes sociais, Bolsonaro repercutiu a declaração do secretário das Relações Exteriores da Índia, Harsh Vardhan Shringla, à agência Reuters.

O secretário indiano afirmou que os primeiros países a receberem as doses da Índia serão o Brasil e o Marrocos.

A confirmação da chegada das doses chega depois que o governo da Índia liberou as exportações comerciais de vacinas contra a covid-19, o que vinha atrasando o cronograma inicial previsto pelo Ministério da Saúde.

Anúncio e frustração

A chegada das vacinas vindas da Índia dará fim a uma série de anúncios e cronogramas frustrados do governo federal. Com a CoronaVac no centro de uma disputa política entre Bolsonaro e o governador de São Paulo João Doria (PSDB), já que o Butantan é ligado ao governo estadual, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, contava com as doses indianas para começar a vacinação.

A intenção, anunciada pelo governo federal e repassada a governadores e prefeitos por Pazuello, era de trazer as doses da Índia e começar a vacinação nesta semana de forma coordenada pelo Ministério da Saúde, com a distribuição pelo PNI (Programa Nacional de Imunização).

No domingo, (17), entretanto, Doria ganhou os holofotes ao começar a vacinar profissionais da saúde no Hospital das Clínicas, em São Paulo, com a CoronaVac.

Com informações do UOL
Foto: Divyakant Solanki/EFE

Leia também: Elias Emanuel e Reizo Castelo Branco pedem exoneração de seus cargos na Manauscult

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário