segunda-feira,

01 julho 2024

Pesquisar
Close this search box.

Veja novos vídeos de PMs presos por tráfico de drogas em Manaus

Seis já foram presos e outros dois policiais militares estão foragidos
Especial Publicitário
Foto: Reprodução

Manaus (AM) – Novos vídeos divulgados na tarde desta sexta-feira (14), mostram a atuação de policiais militares, incluindo um oficial, presos na “Operação Audácia”, por envolvimento no tráfico de drogas no bairro Educandos, zona Sul de Manaus. Outros dois policiais militares estão foragidos.

Durante a ação, oito mandados de prisão foram cumpridos e oito de busca e apreensão, relativos à prática do crime de tráfico de drogas, com base em um procedimento investigatório-criminal da Promotoria Especializada no Controle Externo da Atividade Policial (Proceap). Dos seis PMs presos, um se entregou pela manhã na sede do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), e outro durante a tarde.

CASO

A operação, que resultou na prisão de seis pessoas, teve origem em uma denúncia encaminhada ao MPAM via disque-denúncia 181, relatando que uma grande quantidade de drogas estava sendo manuseada por policiais militares na rua Ana Nogueira, no mesmo bairro.

Imagens de um sistema de segurança comunitário e cruzamento de dados, identificou oito PMs envolvidos no crime — quatro do Batalhão de Policiamento de Trânsito e quatro da 2ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), incluindo cabos, sargentos e um tenente do quadro administrativo.

As investigações iniciaram depois de o grupo ser flagrado, no último dia 17 de maio, carregando 17 sacos de fibra que continham tabletes de maconha prensada. De acordo com o promotor Armando Gurgel, o plano envolvia transporte de drogas em viaturas e apresentações forjadas dos entorpecentes em delegacias de Manaus.

“Foram colocados 16 sacos brancos de fibra, com capacidade para 50 quilos, dentro de um veículo oficial e outro saco foi colocado em uma viatura da 2ª Cicom, junto com uma mochila vermelha. Posteriormente, apuramos que os policiais registraram na 2ª Cicom que estavam realizando patrulhamento ostensivo e encontraram quatro indivíduos — um deles com um saco de fibra semelhante — que fugiram ao ver a viatura”, explicou o promotor Armando Gurgel, acrescentando que o saco levado ao 1º Distrito Policial continha, após perícia, três tabletes de maconha prensada.

A Rota Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) recebeu um boletim de ocorrência registrado na mesma data, na qual descreve a presença de policiais com uma grande quantidade de drogas no local. Ao chegarem, não encontraram os policiais nem drogas, mas descobriram uma casa vazia com uma prensa hidráulica, três caixas de armas de fogo e drogas (cocaína e maconha). “Os vídeos mostraram que não houve fuga de quatro indivíduos. Na verdade, havia 17 sacolas com drogas, 16 delas colocadas em uma viatura e uma utilizada para um falso registro como ‘cobertura’”, completou o promotor.

Durante o cumprimento dos mandados, pistolas e munições foram apreendidas e serão periciadas.

“Essas pessoas estavam praticando crimes usando o aparato policial, quando deveriam prender os traficantes. Existem policiais envolvidos que já enfrentam outras acusações na Justiça por situações semelhantes”, afirmou Gurgel.

O coronel Nilo Corrêa, diretor do Departamento de Justiça e Disciplina (DJD) da Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM), informou que será investigada a responsabilidade administrativa dos policiais envolvidos, o que pode levar à sua exclusão dos quadros da PMAM, caso os crimes sejam comprovados.

PRESOS

Foram presos durante a operação: 2° tenente Francisco de Assis Mota da Silva; os cabos Joel Nunes de Souza e Jhoanerson Fernandes de Oliveira; os 3° sargentos Elizoney Pinheiro da Silva e Wender Bentes da Costa. O 3° sargento Ivan Cruz Souza se entregou pela manhã na portaria do MP-AM, acompanhado de um advogado. Continuam foragidos: o 2° sargento Fabiano Araújo Negreiros; o 3° sargento Clovis Matias da Silva.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata