Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Venezuela e Guiana: Lula diz que América do Sul não quer guerra

Lula disse que acompanha com preocupação o conflito entre os dois países e que o mesmo não ameace à paz e a estabilidade entre Venezuela e a Guiana
Especial Publicitário
Lula - Discurso ONU
(Foto: Assessoria PR / Ricardo Stuckert)

Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que tudo o que a América do Sul não quer é uma guerra. A fala do mandatário é referente ao conflito que se formou entre a Venezuela e a Guiana sobre o território de Essequibo, na Guiana, rico em petróleo.

“Vamos tratar com muito carinho porque se uma coisa que não queremos aqui na América do Sul é guerra, nós não precisamos de guerra, não precisamos de conflito”, disse o presidente durante uma cúpula do Mercosul no Rio de Janeiro, na qual propôs a mediação da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Lula disse que acompanha com preocupação o conflito entre os dois países e que o mesmo não ameace à paz e a estabilidade entre Venezuela e a Guiana.

“Nós estamos acompanhando com crescente preocupação o desdobramento à questão de Essequibo. não queremos que esse tema contamine a retomada do processo de integração regional ou constitua ameaça à paz e a estabilidade”, continuou o presidente.

Lula pediu a seus pares da Argentina, Uruguai e Paraguai uma declaração conjunta na cúpula.”O Mercosul não pode ficar alheio a essa situação”, apontou.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário