Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Viaduto do Manoa é entregue à população em Manaus após vistoria e testes pelo prefeito David Almeida nesta segunda-feira

Após quase cinco meses de obras e adequações, nesta segunda-feira (31), David Almeida libera o complexo viário Professora Isabel Victoria, na avenida Max Teixeira
Especial Publicitário
Fotos e vídeo: Diego Borges

Após vários atrasos nas obras no complexo viário Professora Isabel Victoria, localizado na avenida Max Teixeira, Cidade Nova, zona Norte, o popularmente conhecido como viaduto do Manoa, mais uma vez passa por testes, nesta segunda-feira (31), o prefeito de Manaus, David Almeida entrega à população o viaduto do Manoa. Foram quase cinco meses de obras e adequações para que o complexo pudesse ficar trafegável e seguro para motoristas e traseuntes que precisam fazer aquele percurso.

Em abril, uma etapa de fresagem da alça – que é a retirada do pavimento antigo – havia sido concluída, e as obras a parte de concretagem estava em fase de acabamento. Cerca de 150 metros cúbicos de concreto armado foi colocado e o pavimento rígido também.

No entanto, em no início de maio, as medidas do projeto de engenharia apresentadas pelo consórcio para a adequação do problema no viaduto, onde, inclusive, deveria ser feito um ajustes na rampa Oeste, de 9% de inclinação que resolveria o problema da via para a trafegabilidade total não foi a contento. Reprovada, a obra foi retomada.

De acordo com o vice-prefeito e secretário da Seminf, Marcos Rotta, a gestão anterior entregou um equipamento fora dos padrões técnicos de engenharia, impossibilitando a trafegabilidade o que ele caracterizou como sendo “um presente de grego”, pois, segundo o secretário e vice-prefeito, a obra entregue estava fora dos padrões..

“A administração atual recebeu um verdadeiro presente de grego do prefeito anterior, um viaduto fora dos padrões técnicos de engenharia e não adequado para o uso da nossa população, conforme o laudo técnico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea/AM).

Uma nova tentativa de correção da obra foi barrada pelo prefeito, pois ainda estava fora do acordado.

“Nós trabalhamos de forma a acabar de uma vez por todas com essa novela do viaduto do Manoa. Hoje, felizmente, a obra está sendo retomada, e nós esperamos poder recebê-la em até 30 dias, com todos os ajustes técnicos cumpridos, para que a nossa população possa fazer uso dentro dos padrões mínimos exigidos de segurança. O prefeito David Almeida e eu estamos trabalhando para que Manaus receba uma obra à altura do que ela precisa e merece”, garantiu Rotta.

Dentro das medidas do projeto de engenharia apresentadas pelo consórcio para a adequação do problema no viaduto, ficou acordado o compromisso de que as empresas vão devolver o equipamento com o projeto da rampa Oeste com 9% de inclinação, a partir do eixo da pista, a contar da junta de dilatação do trecho onde termina o aterro e inicia a pista suspensa, devolvendo a trafegabilidade total com a devida segurança para todos.

Hoje, O prefeito de Manaus, David Almeida, e o vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Marcos Rotta, acompanhados do presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, realizam uma visita técnica para verificar a instalação da sinalização de trânsito no complexo viário Professora Isabel Victoria, na avenida Max Teixeira, bairro Cidade Nova, zona Norte. E, finalmente, a população já pode utilizar a pista e fazer seu trajeto com segurança.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário