Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Vício em jogos: pediatras alertam pais sobre efeitos dos games na saúde dos adolescentes

Os pediatras orientam que os responsáveis estejam sempre atentos ao comportamento dos adolescentes
Especial Publicitário
(Foto: Reprodução Pexels)

Brasil – Os pediatras brasileiros começaram a fazer uma alerta aos pais sobre os jogos eletrônicos que podem causar distúrbios do sono, inatividade física, transtornos de humor e principalmente o vício nesses jogos.

O transtorno pode causar dependência no uso incorreto da internet nesses jogos, o que levou pediatras brasileiros alertarem os pais sobre esses efeitos que os games acabam causando.

Essa é a recomendação expressa pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), no recém-publicado documento científico Adolescentes, Jogos Eletrônicos e Gaming Disorder.

Segundo os especialistas do Departamento de Medicina do Adolescente da SBP, responsáveis pelo documento, é fundamental entender que os instrumentos tecnológicos são, em princípio, “neutros”; e que adquirem significado “positivo ou negativo” conforme seu uso.

“Esse conceito alerta para que não se assuma uma postura maniqueísta, apresentando jogos eletrônicos, mídias sociais e outros dispositivos sempre como vilões”, relata o texto.

Os pediatras orientam que os responsáveis estejam sempre atentos ao comportamento dos adolescentes diante dos jogos.

“Fortalecer as conexões familiares é o caminho para tornar os jogos mais seguros. Isso é importante porque diversas vezes os filhos, principalmente os pré-adolescentes, não têm a capacidade de contextualizar o conteúdo de alguns jogos”, recomendam os pediatras.

Veja também:

O Ministério da Gestão e Inovação vai publicar uma portaria para permitir a adoção de ponto facultativo para servidores públicos federais nos dias de jogos da Seleção Brasileira Feminina de futebol durante a Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia. O torneio ocorre entre os dias 20 de julho e 20 de agosto. A estreia da seleção brasileira feminina ocorre no próximo dia 24, contra o Panamá. A equipe está no Grupo F, que conta ainda com França e Jamaica.

Com a flexibilização, servidores poderão se ausentar do trabalho para assistir aos jogos. A medida já é tradicionalmente adotada na Copa do Mundo masculina de futebol. De acordo com a portaria, em dias de jogos que começarem até 7h30, o expediente terá início às 11h. Nos dias de jogos iniciados às 8h, o expediente começará ao meio-dia. O documento prevê ainda a compensação das horas não trabalhadas até o dia 29 de dezembro.

A decisão de autorizar o ponto facultativo partiu de um pedido da ministra do Esporte, Ana Moser, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia que ambos acompanharam o treino da Seleção no Estádio Nacional Mané Garricha, em Brasília, há cerca de duas semanas. A previsão é que a portaria seja publicada na próxima terça-feira (18), no Diário Oficial da União. A informação foi confirmada à Agência Brasil pelo Ministério do Esporte.

Leia mais:

Vídeo: Fã de Gusttavo Lima se afoga durante gravação de DVD na casa do cantor

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário