Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Vídeo: aviões interrompem pouso e arremetem no Aeroporto Internacional de Guarulhos

Apesar de causar susto em alguns passageiros, a manobra é considerada comum; assista
Especial Publicitário
O caso ocorreu em Guarulhos, em São Paulo - Reprodução

Dois aviões arremeteram entre quarta (9) e quinta-feira (10) no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

A arremetida é uma manobra em que o avião interrompe a aproximação quando está prestes a pousar. O procedimento é comum na aviação civil e pode ser necessário por uma série de fatores como condições climáticas e objetos na pista (leia mais abaixo).

O primeiro caso foi registrado por volta das 23h40 de quarta-feira pelo canal SBGR LIVE no Youtube, que acompanha o tráfego aéreo ao vivo. O Boeing 747 estava autorizado a pousar, mas os pilotos teriam se aproximado da pista errada. Após notarem o equívoco, arremeteram.

O segundo caso aconteceu por volta das 11h de quinta-feira, quando uma fumaça pode ser vista quando o avião chega a tocar a pista, mas depois arremete.

Em vídeo publicado pelo canal Golf Oscar Romeo no YouTube, é possível ouvir o piloto informando a torre de comando sobre o motivo da manobra. “Não estabilizou na aproximação final”, diz o piloto. O pouso foi realizado posteriormente.

O g1 procurou a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto. Em resposta, a concessionária afirmou que o controle de tráfego aéreo é de responsabilidade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Força Aérea Brasileira (Fab).

Em nota, a Fab afirmou que “cabe esclarecer que a arremetida é um procedimento previsto durante uma aproximação para o pouso de uma aeronave e consiste em uma ação na qual os pilotos interrompem a trajetória de descida em direção a uma determinada pista, com a finalidade de manter a segurança da operação da aeronave. Durante essa fase, os pilotos se preparam para realizar uma possível arremetida, já que essa manobra é sempre uma opção segura em caso de meteorologia adversa, determinados fatores operacionais, ocorrência de imprevistos, etc. Ela pode ser iniciada por decisão da tripulação ou por solicitação do controle de tráfego aéreo.”

“Quanto à aeronave do vídeo, o Boeing 747 que arremeteu no dia 09/02, por volta de 23:40h, podemos afirmar que a iniciativa foi tomada pela tripulação e o procedimento foi conduzido de acordo com a legislação vigente, ocorrendo com total segurança para a aeronave”, disse ainda

Confira:

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário