Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Vídeo mostra meteoro cortando céu de três estados brasileiros; veja

Meteoros e cometas orbitam o Sol em uma velocidade entre 40 mil e 266 mil quilômetros por hora
Especial Publicitário
Vídeo mostra meteoro cortando céu de três estados no Nordeste (Foto: Reprodução)
Vídeo mostra meteoro cortando céu de três estados no Nordeste (Foto: Reprodução)

Onze municípios da Bahia, de Sergipe e de Pernambuco registraram a passagem de um meteoro na quinta-feira (18). As imagens foram feitas nos municípios baianos de Iguaí, Irecê, Curaçá, Seabra, Salvador, Paulo Afonso e Feira de Santana.

Câmeras também flagraram o fenômeno em três cidades de Sergipe: Aracaju, São Cristóvão e Monte Alegre de Sergipe, além de Santa Maria da Boa Vista, no estado de Pernambuco. 

De acordo com o diretor da Rede Brasileira de Observação de Meteoros, Marcelo Zurita, asteroides, meteoros e cometas orbitam o Sol em uma velocidade altíssima, entre 40 mil e 266 mil quilômetros por hora. 

“Quando atingem a atmosfera da Terra nessa velocidade, mesmo fragmentos tão pequenos quanto um grão de areia são capazes de aquecer instantaneamente os gases atmosféricos, gerando um fenômeno luminoso chamado de meteoro. Então, o meteoro é apenas o fenômeno luminoso, nada mais. Meteoro não é sólido, não é líquido e nem gasoso, é apenas luz. Popularmente, o meteoro é também chamado de estrela cadente”, explicou o astrônomo.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário