Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Vídeo: Prefeito defende ‘castrar meninas’ e é expulso de partido

O gestor falava da inauguração de uma creche em outubro na cidade quando declarou que precisa 'castrar meninas' para ter um controle de natalidade
Especial Publicitário
Prefeito - EXPULSO
(Foto: Reprodução/Prefeitura de Barra do Piraí (RJ)

Brasil – O prefeito  do município de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, Mário Esteves (Solidariedade), defendeu, na semana passada, a castração de meninas para controlar a taxa de natalidade na cidade. Segundo ele, a castração evitaria que o município tivesse que construir mais creches. Esteves sugeriu também a criação de uma lei na Câmara de Barra do Piraí para o controle. No entanto, após a declaração o partido de Mário Esteves decidiu expulsá-lo da legenda.

A expulsão foi solicitada pela diretoria do Solidariedade do Rio de Janeiro, que foi unânime. Em comunicado publicado nesse domingo (17), o presidente estadual do Solidariedade, o deputado Aureo Ribeiro, classificou a fala como misógina (preconceito ou ódio contra mulheres) e um total desrespeito a elas.

A declaração do prefeito, foi feita durante um evento público na cidade do interior no Estado do Rio de Janeiro, o que acabou repercutindo nas redes sociais com repúdios. 

No vídeo gravado na última quinta-feira (15), o prefeito diz que tem que haver uma lei, seja ela federal, estadual ou municipal, para ter o controle de nascimento no município e que sejam permitidos no máximo dois filhos por mulheres.

“Temos a creche que vai ser inaugurada em outubro, Wlader [secretário de Obras Públicas do município]. Cadê você? Outubro, Wlader. A gente começar 2024 com as crianças, porque o que não falta em Barra do Piraí é criança. Cadê o Dione [secretário de Saúde]? Tem que começar a castrar essas meninas. Controlar essa população. É muito filho, cara. É no máximo dois… fazer uma lei lá na Câmara, no máximo dois, né, porque haja creche para ser construída nos próximos anos. Isso tinha que ser um projeto federal, estadual, municipal, porque precisa sim desse controle e é muita responsabilidade colocar filho no mundo”, disse ele na ocasião.

Veja a declaração:

Veja a nota na íntegra:

O Solidariedade esclarece que diante da gravidade das palavras proferidas pelo prefeito Mário Esteves, de Barra do Piraí (RJ), a direção estadual do Solidariedade (RJ) decidiu pela sua imediata expulsão de seu quadro partidário.

Nosso partido tem em seus valores basilares a defesa dos direitos das mulheres, a promoção da equidade de gênero e a luta incessante contra qualquer forma de discriminação.

Seguiremos firmes em nosso compromisso de construir políticas públicas inclusivas e de conscientizar a sociedade sobre a importância de respeitar e valorizar as mulheres em todas as instâncias de poder.

Leia mais:

PSOL sente racha do PT, e bolsonaristas querem apostar em nome para prefeitura de SP

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário