Vinho combate enzimas-chave do coronavírus, aponta estudo

Os taninos do vinho são capazes de inibir a atividade de duas enzimas-chave do coronavírus, apontam estudos recentes na China
Especial Publicitário
Vinho combate enzimas-chave do coronavírus, aponta estudo
Vinho combate enzimas-chave do coronavírus, aponta estudo

A Universidade de Medicina da China (CMU, na sigla em inglês) apresentou resultados animadores de um estudo sobre tratamentos anti-coronavírus. Segundo a Veja, com informações da rede de televisão TVBS, de Taiwan, os taninos do vinho são capazes de inibir a atividade de duas enzimas-chave do vírus.

Os taninos têm antioxidantes e eliminadores de radicais livres, que atuam com efeitos antiinflamatórios. Segundo Mien-Chie Hung, presidente da CMU, os taninos seriam capazes de prevenir a infecção e controlar o crescimento dos vírus.

A pesquisa tinha como objetivo identificar compostos de origem natural que possam ter um efeito sobre a SARS.

Hung destacou ainda que existe a possibilidade de criar uma droga com os taninos da bebida, no futuro, para o tratamento farmacêutico contra a covid-19.

Na avaliação do acadêmico, é provável que o consumo de alimentos e bebidas com taninos, como é o caso de algumas frutas, como uva e banana, vegetais, chás e o próprio vinho podem contribuir para melhorar a imunidade contra o coronavírus.

A ideia da pesquisa era encontrar compostos naturais que poderiam ter efeito sobre o Sars-CoV-2. O ácido tânico, substância da classe dos taninos que já havia sido comprovadamente eficaz contra a SARS em 2003, foi um dos candidatos. Os taninos são compostos antioxidantes e têm efeitos anti-inflamatórios, características ideais que o estudo buscava.

Dois alimentos ricos em taninos surgem como fortes candidatos a principais heróis nessa história, a uva e o sorgo que também é conhecido como milho-zaburro, um cereal muito utilizado na Ásia, na África e na América Central. Dele também é feito uma bebida alcóolica chamada baijiu. Porém nem o vinho nem o baijiu foram estudados na pesquisa.

Mas Mien-Chie Hung, presidente da China Medical University, ainda deixou uma esperança. Respondendo sobre a eficácia das bebidas contra o Covid-19 ele disse:

“A uva e o sorgo têm um conteúdo de tanino relativamente alto. Na verdade, estamos fazendo pesquisas nessa área. Esperamos que, em um futuro próximo, possamos decidir se o vinho ou o baijiu são mais potentes em taninos. ”

Foto: Divulgação

Leia também: Covas vai ao Maracanã, assim como Doria foi a Miami; SP continua fechada aos trabalhadores

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata