Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Viradouro divulga enredo para 2021

Atual campeã do carnaval carioca, a Viradouro vai fazer uma reprodução do carnaval de 1919, após a epidemia da gripe espanhola.
Especial Publicitário
viradouro enredo 2021

Foto: Wigder Frota

A escola de samba Unidos do Viradouro, atual campeã do Grupo Especial do carnaval carioca, divulgou seu enredo para 2021.

O projeto intitulado ‘Não há tristeza que possa suportar tanta alegria’ é uma reprodução do carnaval de 1919 após a epidemia da gripe espanhola.

A novidade foi anunciada na última quinta-feira (23) em live nas redes sociais da agremiação e foi assinado pelos carnavalescos Tarcísio Zanon e Marcos Ferreira.

Foto: Divulgação

“O enredo vai destacar o sentimento dos cariocas que foram às ruas naquele ano para celebrar o fim da pandemia da gripe espanhola”, disse a Viradouro em comunicado oficial.

O título do enredo faz alusão à uma marchinha de carnaval apresentada naquele ano pelo grupo Democráticos, “Buscamos mais uma vez um tema inédito e vamos abordar como a sociedade carioca soube se desvencilhar da tristeza do ano de 1918”, disse Marcos.

Título

A escola venceu o Carnaval 2020 trazendo o enredo ‘Viradouro de alma lavada’, homenageando o grupo Ganhadeiras de Itapuã, nascido em 2004, com o objetivo homenagear mulheres que nos séculos 19 e 20 lavavam roupa para garantir o sustento da família ou saíam com seus balaios a pé para vender peixe pela cidade.

viradouro enredo 2021
Foto: Divulgação

Nessa temporada, a Viradouro conquistou o segundo título de sua história vencendo Beija-Flor, Grande Rio e Mocidade Independente de Padre Miguel.

Gripe espanhola

A gripe espanhola foi uma pandemia do vírus influenza que que se espalhou pelo mundo entre 1918 e 1919. Segundo historiadores e profissionais da saúde, até hoje não existe um local certo de onde se originou a doença.

O surto pegou carona na Primeira Guerra Mundial e se espalhou pelo mundo, cerca de 50 milhões de pessoas morreram em decorrência do vírus. Ela chegou no Brasil em 1918 e se espalhou por São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro.

A teoria mais aceita fala que a gripe espanhola surgiu em campos militares no interior dos Estados Unidos.
Foto: Acervo

A doença não surgiu na Espanha, mas recebeu esse nome em razão da forte divulgação do problema na imprensa espanhola.

Da Redação

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário