Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Você é favor da vacinação de presos antes de cidadãos livres? Vereadores de Manaus debatem assunto na CMM

A campanha de vacinação em Manaus ganha um gás nesta semana com o início da imunização de profissionais da educação. No entanto, a possibilidade da vacinação de presos preocupa os vereadores
Especial Publicitário
Presos vacinação Covid-19
Presos figuram como prioridade no Plano Nacional de Imunização - Foto: Divulgação/TJ-AM

Manaus – O Plano Nacional de Imunização voltou a ser criticado pelos vereadores durante sessão na Câmara Municipal de Manaus (CMM), Zona Oeste, na manhã desta terça-feira (18), durante o grande expediente. Em discurso na tribuna, o líder do prefeito David Almeida na CMM, vereador Marcelo Serafim (PSB), repugnou a possibilidade de presos serem vacinados antes de outros grupos da sociedade e teve o apoio de vários colegas de parlamento.

“A Campanha de vacinação em Manaus ganhará um gás essa semana com a vacinação de profissionais da educação. Mas não podemos aceitar que presos sejam vacinados antes de outros grupos”, disparou Marcelo. Para ele, a taxa de letalidade entre os presos mortos pela Covid-19 no Brasil é de 0,35%. Em comparação a esse número, a de pessoas que estão livres e trabalhando é de 2,8%, o que justifica pessoas em liberdade serem vacinadas primeiro.

LEIA TAMBÉM: Covid: garis, jornalistas e rodoviários podem ser os próximos a se vacinarem em Manaus

Seguindo o mesmo argumento de Marcelo, outros vereadores também se pronunciaram. “Há necessidade de que a força produtiva de Manaus e do Estado esteja vacinada antes dos presidiários”, defendeu Caio André (PSC).

“Todos querem vacina”

Para Everton Assis (PSL), todos sugerem que diversas categorias entre no calendário de vacinação, mas nem todos os pedidos podem ser aceitos. “Não se dá para aceitar que os presidiários e as pessoas que estão sob custódia do Estado tenham prioridade na vacinação. Nós estamos avançando com aquilo que nos cabe”, pontuou.

“Bandidos por último”

O vereador Dione Carvalho (Patriotas) classificou os presos como “vagabundos”. “Os detentos têm que ser por último. Não é justo que eles sejam o segundo, terceiro ou quarto. Não é justo com a nossa sociedade nós priorizarmos eles. Sou assistente social, mas não defendo vagabundo e nem bandido. Devemos priorizar a sociedade de bem, o empresário, médico, o educador. Os detentos, ao meu ver, têm que ser por último. Ninguém mandou eles cometerem crimes, fizeram isso porque quiseram e têm que ser penalizados. Se o Direitos Humanos quiser me processar, pode. Eu estou à disposição”, disparou.

“O momento chegou”

A vereador Jacqueline (Podemos) rasgou elogios ao líder do prefeito na CMM. Para ela, com o início da vacinação de profissionais da educação em Manaus, hoje há uma luz no fim do túnel.

“A Câmara está segmentada, e isso é importante porque as bandeiras de luta se multiplicam e cada um busca um pouco para seu grupo. Cada esforço de cada um [vereador] se torna coletivo. Em Manaus, nós estamos de parabéns. Parabenizo o prefeito de Manaus, a secretária de saúde e o secretário de educação. Foi um esforço coletivo que hoje está sendo uma realidade esse sonho. Nós perdemos muitos colegas para esse vírus, inclusive alguns que estavam se aposentando”, discursou on-line, via link, a vereadora.

Novos grupos

Uma novidade que alegrou os profissionais de comunicação foi o anúncio do planejamento de aplicação da vacina para a categoria. David informou que pretende requerer na Justiça a autorização para vacinar profissionais como garis, segurança, transporte coletivo e profissionais da imprensa.

“Todos estes profissionais não pararam nenhum dia sequer durante esta pandemia”, disse o prefeito durante coletiva de imprensa na manhã desta terça (18), sobre o início da vacinação de profissionais da educação em Manaus.

As doses dos grupos de comorbidade e idosos continuam sendo aplicadas. Quem perdeu a data de vacinação também poderá ir ao posto para receber a dose do imunizante.

Texto: Isac Sharlon

Foto destaque: Divulgação/Tribunal de Justiça do Amazonas

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário