Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Volta às aulas incomoda muita gente, enquanto a praia da Ponta Negra ‘bomba’ no fim de semana

Na amanhã desta segunda-feira (3), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) realizou um protesto em frente à Assembléia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), pois os educadores são contra as voltas aulas.
Especial Publicitário

Os professores da rede púbica não estão contentes com o retorno das aulas presenciais, com previsão para segunda-feira (10/08), por conta de, segundo a categoria, ainda existir possibilidades de contaminação do novo Coronavírus (Covid-19). Enquanto isto, a praia do Complexo Turístico Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus, “bomba” no fim de semana.

Na amanhã desta segunda-feira (3), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) realizou um protesto em frente à Assembléia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), pois os educadores são contra as voltas aulas.

De acordo com a infectologista Ana Galdina Mendes, os retornos das aulas na rede privada aconteceram, e não houve aumento dos casos nas escolas, porém estão seguindo os protocolos corretamente.

“Nas escolas estão funcionando aulas híbridas. As crianças estão lanchando dentro da sala, cada uma leva seu lanche, levam máscaras e trocam a cada duas horas. Então, o grande ‘x’ da questão é como será reproduzido isso na rede pública?”, questionou Ana.

A infectologista questionou ainda sobre as ações que serão feitas nas escolas públicas para não aumentar os casos do vírus nas instituições.

“O equipamento de proteção individual será fornecido? O distanciamento das limitações acontecerá por sala de aula? os alunos vão levar essas máscaras? serão trocadas a cada duas horas? E como será o refeitório, a merenda escolar, nem todas as crianças levaram merendas e precisaram ir ao refeitório”, questionou a infectologista, acrescentando que compreende a preocupação dos profissionais de educação quanto ao retorno das aulas na rede pública.

A gestora de recursos humanos Elizangela Florenco, de 32 anos, não está de acordo com o retorno das aulas presencias porque, segundo ela, há possibilidades do filho se contaminar com o novo coronavírus.

“Não sou de acordo com o retorno, porque ainda existe a possibilidade do meu filho contrair o vírus, pois em casa eu posso protegê-lo o máximo que eu puder. Estamos seguindo todos os protocolos, não estamos saindo. E na escola além da aglomeração vai haver pessoas que talvez esteja com o vírus e não sabemos”, destacou Elizangela.

Durante a live do Portal Tucumã no protesto, nesta segunda (3), um internauta comentou que, no domingo (2), a praia da Ponta Negra estava cheia de crianças sem máscara. Ela, então, questionou se a situação poderia acontecer. “Ai isso pode? Os pais para praia pode levar, estudar não!”, reclamou.

Outro internauta comentou que falam que não está certo voltar às aulas, mas para ir à Ponta Negra ou balneário devem ser os primeiros. “A verdade é que devemos voltar à normalidade. Tem muitas famílias que não tem acesso ao sistema de Ensino à Distancia (EaD) e precisam dessas aulas presenciais”.

Usa da máscara

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que mesmo em locais púbicos e abertos haja o uso obrigatório da máscara, e a recomendação não modificou.

A infectologista falou que o deslocamento, o passeio em locais públicos, deve ter o uso de máscara para evitar a contaminação do vírus.

“Imagine que você está caminhando, e outra pessoa estava no local antes de você e tossiu, espirou, deixou partículas no ambiente, você vai inalar isso. Tem essa orientação do uso da máscara, mas as pessoas parecem que estão deixando de cumprir. Quando se anda na Ponta Negra tem várias pessoas sem máscara, que abriram mão do uso. Ainda tem pessoas que questionam e dizem ser necessário o uso apenas em lugares fechados. A verdade é que a utilização do equipamento de proteção individual deve ser em todos os lugares”, disse.

Confira o vídeo clicando aqui

Foto: Patrícia Oliveira

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário