Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Wilson Lima anuncia reabertura do Hospital Nilton Lins para combater Covid-19

O governador Wilson Lima (PSC) divulgou a informação durante pronunciamento online na noite desta sexta-feira (8). Confira
Especial Publicitário
wilson lima nilton lins

Manaus – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), informou na noite desta sexta-feira (8) durante online que vai reabrir o Hospital Universitário Nilton Lins com intuito de combater a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Durante o pronunciamento, Wilson Lima informou que a reabertura do Hospital Nilton Lins se deve ao aumento de casos confirmados por Covid-19. Ele disse que a estrutura da unidade está pronta para receber pacientes e profissionais da saúde.

“Já estamos com a estrutura apta para começar a funcionar e iremos fazer um chamamento público para as empresas que tem interesse em prestar os serviços na unidade. Faço questão que a população acompanhe todas as sessões de contratação, que serão públicas e terão a participação de representantes dos órgãos de controle”, disse o governador.

O Hospital Nilton Lins foi desativado em julho de 2020 por determinação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-AM). Até então, a unidade hospitalar era referência no tratamento contra o vírus.

O governador alegou que não mede esforços para combater a pandemia da Covid-19, mas pediu que a população colabore para não disseminar o vírus, seja na capital ou no interior.

Em dois meses, o Governo do Estado aumentou a capacidade a quantidade de leitos em 134%, saltando de 457 para 1.164 leitos. Todos esses leitos, caso o Governo do Estado tivesse colocado em hospitais de campanha, seriam o equivalente a três estruturas com a mesma capacidade do Pronto Socorro João Lucio, que possui 217 leitos.

Vacina

O ministro da Saúde, General Eduardo Pazuello, informou que a vacinação contra Covid-19 deve começar no dia 20 de janeiroWilson Lima também afirmou que o Governo do Estado tem preparado um plano de imunização da vacina para a população.

“Aguardamos, agora, pela notícia do início da vacinação aqui no nosso Estado. Estamos prontos para começar o plano de imunização e o Governo do Estado possui agulhas e seringas, para atender o público que será priorizado na fase inicial”, falou.

Na próxima segunda-feira (11/02), Pazuello desembarca em Manaus para tratar do assunto, assim como de outras demandas referentes à Covid-19 no estado.

Números

O boletim da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) aponta que o estado registrou 2.342 novos casos de Covid-19, totalizando 211.140 casos confirmados da doença, sendo 87.989 em Manaus e 123.151 no interior.

Hoje a rede hospitalar tem 1.339 pacientes internados, sendo 859 em leitos (322 na rede privada e 537 na rede pública), 421 em UTI (142 na rede privada e 279 na rede pública) e 59 em sala vermelha, estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde.

Confira o pronunciamento de Wison Lima

Foto: Divulgação

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário