Manaus (AM) – Com a aprovação da federação entre os partidos União Brasil e Progressistas, o grupo deve superar a “superfederação” que reúne o Partido dos Trabalhadores (PT); Partido Comunista do Brasil (PC do B); Partido Verde (PV). Se concretizado, o bloco terá a maior bancada eleita na Câmara dos deputados, com 106 cadeiras conquistadas nas últimas eleições. No Senado, o União possui sete senadores e o Progressistas, seis.
A federação também vai influenciar na Câmara Municipal de Manaus (CMM), tem o Avante com a maior bancada de vereadores (7). Com a formalização, a bancada da superfederação terá oito vereadores, seis do União e dois do Progressistas.
Além da maior bancada, a federação terá os maiores repasses de verba pública para custeio de campanhas e funcionamento das siglas. As regras sobre a criação de federações também estabelecem que os resultados eleitorais dos partidos que compõem o grupo devem ser somados para o cálculo da cláusula de barreira.
Pelo acordo, haverá uma divisão para os comandos da federação nos Estados. Quem comandará a federação no amazonas será o governador Wilson Lima (União).
Leia também
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb