A Yamaha Motor fechou o ano de 2019 com um total de 153.125 mil unidades produzidas no Polo Industrial de Manaus. O número é 0,91% maior em relação ao mesmo período de 2018, quando o volume produzido foi de 151.744 mil, um aumento em 1.381 unidades.
As vendas no atacado em 2019 representaram 149.124 unidades, um crescimento de 8,51%, com mais 12.683 unidade em relação ao ano de 2018.
Os emplacamentos também tiveram alta de 14,73%, com 22.261 unidades acima do ano anterior. Em 2019 foram emplacadas 151.126 unidades.
As exportações foram muito prejudicadas pelo difícil momento econômico enfrentado pela Argentina, principal destino das vendas externas e representou queda de 74,89%, com 7.021 unidades.
De acordo com o diretor de relações institucionais da Yamaha, Hilário Kobayashi, exceto pelas exportações, os números representam que o mercado vem gradualmente se adequando à nova realidade, com crescimento gradual e sustentado.
Segundo Kobayashi, a procura do consumidor por alternativas de mobilidade urbana, o bom desempenho e baixo consumo das motocicletas, além da redução das taxas de juros e de flexibilidade nas formas de pagamentos são fatores que aqueceram o mercado de duas rodas em 2019.
Para o ano de 2020, a Yamaha projeta crescimento de 4% nas vendas, impulsionado pelo novo modelo de scooter, XMax 250, lançado no Salão Duas Rodas em novembro de 2019, e que desde então vem recebendo grande volume de reservas, e que chegará às lojas a partir de abril deste ano.
SOBRE A YAMAHA MOTOR DO BRASIL
Há 65 anos, a Yamaha é conhecida mundialmente pelo ronco de seus motores, mas foi fabricando instrumentos musicais que começou suas atividades, em 1887. O logotipo, com os três diapasões sobrepostos deixa clara essa origem, simbolizando ritmo, harmonia e melodia.
A Yamaha Motor Company surgiu no Japão em 1955, quando a empresa passou a fabricar motocicletas, lançando a YA-1, a famosa Libélula, que já em sua primeira competição faturou as três primeiras colocações na desafiadora corrida de subida de montanha Asama Race.
No Brasil, a Yamaha se estabeleceu em 1970, sendo a primeira fabricante de motocicletas a se instalar efetivamente no País. Em outubro de 1974 passou a produzir em Guarulhos, São Paulo, tendo como primeiro modelo nacional, a Yamaha RD 50, eternamente lembrada como “cinquentinha”. Em 1985 inaugurou em Manaus, Amazonas, uma segunda unidade fabril, hoje a única, a Yamaha Motor da Amazônia Ltda.
Atualmente são 26 modelos de motocicletas comercializados no Brasil, 8 modelos WaveRunner (veículos aquáticos), 32 modelos de motores de popa e uma Rede com cerca de 370 concessionárias e pontos de venda autorizados e capacitados no atendimento e serviços com qualidade.
O Grupo Yamaha Motor no Brasil exporta para países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Oceania e para o Mercosul e Europa. Mais que tecnologia e máquinas, o que diferencia a Yamaha são as pessoas e sua paixão pelo que fazem, todas com um único objetivo: o de gerar Kando através de seus produtos e as experiências que eles proporcionam.
Kando, em japonês significa o estado de espírito de uma pessoa ao se deparar com algo extraordinário o suficiente para gerar encantamento a ponto de fazê-la suspirar de satisfação. E é para arrancar suspiros assim que trabalhamos cada vez mais e melhor.