Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

386 pessoas estão à espera de transplante de coração e quadro como de Faustão pode ser prioridade

Tempo de espera por um coração novo pode variar de 2 a 18 meses
Especial Publicitário
(Foto: Reprodução/Instagram)

Brasil – Mais de 65 mil pessoas estão na fila de transplante de órgãos no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Esse é um dos maiores números dos últimos 25 anos.

Destas, 386 estão atualmente à espera de um coração, de acordo com a última atualização no site do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) feita na quarta-feira (16).

Recentemente Fausto Silva anunciou que irá fazer parte dessa lista. No ultimo fim de semana, após duas semanas internado, o apresentador apresentou pioras no seu quadro de insuficiência cardíaca. O hospital anunciou que ele vai precisar de um transplante de coração.

“Apesar de a fila ser pequena em relação a outros órgãos, a urgência é maior. O transplante de coração é a última alternativa. Em geral, quem precisa de um coração não pode mais esperar.”

— Paulo Pego Fernandes, médico no Hcor e professor no Instituto do Coração

Tempo de espera

O médico Paulo Pego Fernandes explica que o tempo de espera pode variar de 2 a 18 meses, dependendo da gravidade do paciente e da compatibilidade entre doador e receptor.

Segundo Pego, a fila respeita a ordem cronológica, mas é feito um cruzamento com uma lista de prioridades, que faz com que pacientes, ainda que tenham entrado depois, passem na frente. Pacientes internados, com suporte para o coração e outros órgãos são priorizados.

Leia mais:

Na noite deste domingo (20), o Hospital Albert Einstein divulgou o quadro de saúde do apresentador Fausto Silva, “Faustão”. O apresentador terá de passar por um transplante cardíaco. Faustão está internado desde 5 de agosto.

De acordo com o comunicado, Faustão está passando por diálise e já foi incluído na fila de transplantes, que é gerenciada pelo SUS.

Veja nota divulgada pelo Hospital Albert Einstein:

“Em 05 de agosto, Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein para tratamento de insuficiência cardíaca, condição que vem sendo acompanhada desde 2020. Ele encontra-se sob cuidados intensivos e, em virtude do agravamento do quadro, há indicação para transplante cardíaco. O paciente está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração. Fausto Silva já foi incluído na fila única de transplantes, regida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que leva em consideração, para definição da priorização, o tempo de espera, a tipagem sanguínea e a gravidade do caso”, disse a nota assinada pela equipe dos médicos Fernando Bacal, cardiologista, e Miguel Cendoroglo Neto, Diretor Médico e Serviços Hospitalares do Einstein.

Veja matéria completa no link abaixo:

Faustão está na fila do SUS para transplante de coração, diz hospital

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário