Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Prefeitura de Manaus apresenta os bumbás vencedores da categoria Ouro do 64º Festival Folclórico do Amazonas

Em 14 dias de festival, cerca de 80 mil pessoas passaram pelo evento.
Especial Publicitário
Foto: Divulgação/ Manauscult

Manaus (AM) – Os bumbás vencedores das categorias Master A e Master B do 64º Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro foram anunciados pela Prefeitura de Manaus, nessa quarta-feira, (27), após apuração no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA). Os campeões foram: Boi-Bumbá Corre-Campo (Boi-Bumbá Master A) e Boi-Bumbá Galante (Boi-Bumbá Master B).

Em 14 dias de festival, cerca de 80 mil pessoas passaram pelo CCPA para assistir aos grupos folclóricos da categoria Ouro e pelo sambódromo para acompanhar a apresentação dos bumbás. O evento, que encerrou no sábado, dia 23, é uma realização da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.

Leia também: Auxílio Brasil: veja quem recebe último lote de julho pago nesta sexta-feira (29)

A mesa apuradora foi formada pela advogada Anne Paiva e pelo diretor de Eventos da secretaria de Cultura do estado, José Luís de Almeida. Os presidentes e membros dos bumbás acompanharam no auditório a leitura das notas do corpo de jurados do Festival Folclórico do Amazonas.

O presidente do Corre-Campo celebrou o pentacampeonato do bumbá, vencedor na categoria Master A, com os torcedores na parte externa do CCPA. Com 80 anos de fundação, a agremiação do bairro da Cachoeirinha conquistou, segundo o presidente, o 44° título do festival.

“Nós viemos duas vezes maiores do que em 2019 (último festival) em que nós já viemos grandes. Viemos com o maior número de acertos e pouco se errou este ano na arena. Esse pentacampeonato é de vocês”, dedicou o presidente a sua torcida.

Completaram o pódio da categoria Master A, os bois Garanhão, em segundo lugar, e Brilhante, em terceiro.

Master B

O presidente do Bumbá Galante de Manaus, Gilson Nascimento, agradeceu o envolvimento da comunidade do bairro da Praça 14 e Zumbi dos Palmares, redutos da agremiação. Nascimento também comemorou a vitória que levou o grupo para a categoria Master A.

“A gente contou com a ajuda da diretoria, da comunidade, procuramos trabalhar em cima do regulamento, que era o que vinha nos atrapalhando sempre, os pequenos detalhes. Essa conquista foi mérito dos nossos itens que se empenharam muito”, concluiu o presidente.

O Master B terminou com os bumbás Tira-Prosa em segundo lugar e Clamor de um Povo na terceira colocação.

Acesso e descenso

Como estipulado pelo regulamento do Festival, o Brilhante, que ficou em último lugar na modalidade Boi-Bumbá Master A, desce para a Master B em 2023. Campeão da Master B, o Galante de Manaus disputará a Master A no ano que vem.

Confira todos os resultados:

Boi-Bumbá Master A

1º Boi-Bumbá Corre Campo – 320 pts

2º Boi-Bumbá Garanhão – 319,8 pts

3º Boi-Bumbá Brilhante –  319,6 pts

Boi-Bumbá Master B

1º  Boi-Bumbá Galante de Manaus – 319,8 pts

2º  Boi-Bumbá Tira Prosa – 318,7 pts

3º  Boi-Bumbá Clamor de um Povo – 317,2

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário