Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Agosto Dourado: Veja os benefícios do aleitamento materno

Confira também a programação que acontece este mês voltado para as mamães, bebês e comunidade
Especial Publicitário
Foto: Henrique Souza / Semsa

Manaus (AM) – Esta segunda-feira, 1º de agosto, é o Dia Mundial da Amamentação. A data marca o início das ações do mês conhecido como Agosto Dourado que tem por objetivo o incentivo ao aleitamento materno.

Apesar de desafiador, a amamentação traz inúmeros benefícios a saúde das mães e dos bebês. Aos bebês, o aleitamento é como sua primeira ‘vacina’ e por conta disso, reduz os riscos de mortalidade infantil por aumentar a imunidade da criança. Já para a mãe, a amamentação cria um laço maior entre os dois.

“O leite materno é o alimento padrão ouro para os bebês e contém todos os nutrientes necessários para uma alimentação saudável. Além de ser um alimento vivo que contém anticorpos e substâncias bioativas, o leite materno protegem as crianças contra as principais doenças respiratórias e diarreicas e diminui assim a mortalidade infantil”, explicou a médica pediatra e presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, Rossiclei Pinheiro.

“Crianças amamentadas exclusivamente nos 6 primeiros meses tem um Q.I mais elevado, isso diminui desigualdade social. Mães que amamentam tem menos riscos de apresentar sangramento pos parto e desenvolver câncer de mama e ovário! Além de aumentar o vínculo afetivo entre mãe e filho.”, complementou ainda.

A médica pediatra Rossiclei de Souza Pinheiro

A amamentação também é cercada por desafios para as mamães. A especialista enumerou essas possíveis dificuldades e reforçou que é fundamental o acompanhamento do pediatra nos primeiros dias para realizar um manejo eficaz da amamentação.

“Os principais desafios são a promoção do aleitamento materno ao invés de suplementação com fórmulas infantis, a implementação de boas práticas no pré-natal (consulta pediátrica pré-natal) e no nascimento respeitando a hora de ouro, mantendo contato pele a pele constante por 1 hora estimulando amamentação na primeira hora”, destacou.

Programação

O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017 que determina que, no decorrer do mês de agosto, serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

Nesse âmbito, a Prefeitura de Manaus iniciou, nesta segunda-feira (1), a campanha “Agosto Dourado”, de incentivo à amamentação com a abertura da Semana Mundial na Unidade de Saúde da Família (USF) Frei Valério, na rua Bom Jesus, bairro Novo Israel, zona Norte da capital.

A gerente dos Ciclos de Vida da Secretaria Municipal de Saúde, Patrícia Marques, informou que a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) será celebrada de 1º a 7 de agosto, com o tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”. Ainda segundo ela, o “Agosto Dourado” também será usado de forma oportuna para destacar a relevância da vacinação infantil para fortalecer todas as ações que levem à redução e prevenção da mortalidade infantil.

“Durante todo este mês, estaremos realizando atividades nas unidades de saúde da Semsa e também em espaços da comunidade, a Semana do Bebê Manauara será incluída na programação a partir do dia 5/8, e iremos promover a Hora do Mamaço no dia 7/8. Além disso, a Semsa irá produzir um podcast e uma webconferência para levar ainda mais informação e troca de experiências entre especialistas”, detalhou.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai realizar, ao longo do mês, diversas atividades interativas e de educação em saúde com o objetivo de esclarecer e sensibilizar as famílias para a importância do aleitamento materno. A programação será feita em unidades de saúde da rede municipal, em espaços abertos da comunidade e por meio de eventos online.

A programação dedicada a amamentação acontece durante todo o mês – Foto: Divulgação/Semsa

Para os profissionais e comunidade

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) também tem uma programação extensa para este mês. Entre as ações que compõem a missão da SBP, o Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP (DCAM-SBP) lançará o Guia Prático Doenças Infecciosas e Amamentação”, abrindo as celebrações do mês da amamentação.

Os pediatras também poderão se atualizar com os podcasts que a revista Residência Pediátrica produziu com apoio do DCAM. Durante toda quinta-feira do mês de agosto, médicos residentes em pediatria, pediatras e demais profissionais da área da saúde poderão conferir um episódio especial sobre a amamentação.

Para orientar as mães sobre os benefícios do aleitamento materno, será lançado ainda no dia 17 de agosto uma edição especial do programa Famílias em Pauta, projeto do site Pediatria para Famílias. Nesta edição os especialistas apresentarão importantes informações com o tema central “Aleitamento Materno: o que as mães precisam saber”.

As principais perguntas sobre aleitamento materno serão respondidas também em um e-book lançado pelo DCAM em comemoração ao Agosto Dourado. No material, os especialistas irão sanar as dúvidas mais frequentes das mães, principalmente as de primeira viagem. 

A campanha chegará ao fim no dia 30 de agosto, com a transmissão da live “Como o pediatra pode promover o aleitamento materno”. O evento direcionado aos especialistas acontecerá, das 19h30 às 20h30, exclusivamente pelo site da SBP.

Leia mais: Dia das Mães: manauaras relatam experiência de dar à luz e criar os filhos na pandemia

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário