Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Alckmin diz que comércio eletrônico estrangeiro prejudica o país

Vice-presidente pontuou que os produtos que entram sem pagar impostos no Brasil é de quase 1% do Produto Interno Bruto (PIB)
Especial Publicitário
Geraldo Alckmin
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Brasil – O vice-presidente, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quarta-feira (14) que o Ministério da Fazenda e a Receita Federal “vão agir” em garantia de uma concorrência leal entre o comércio brasileiro e o comércio eletrônico estrangeiro. A declaração do vice-presidente ocorreu após reunião com o preside Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ministros e representantes do varejo.

Segundo Alckmin, que também o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a questão de comércio estrangeiro é um dever do governo para manter uma concorrência leal aos produtos brasileiros, pontuando que produtos que entram sem pagar impostos é de quase 1% do Produto Interno Bruto (PIB).

“A questão do comércio, é dever do governo manter uma concorrência leal, uma concorrência leal. A importação de produtos sem pagar imposto chega a R$ 70 bilhões, quase chegou ano passado. Isso é quase 1% do PIB. E não prejudica só o comércio instalado, prejudica a indústria também, indústria brasileira. Esse foi um segundo tema também abordado. A Fazenda e a Receita vão agir”, afirmou Alckmin.

Durante o encontro, também foi discutido o tema da Reforma Tributária, crédito e a taxa de juros no Brasil. Além disso, Alckmin também criticou o atual patamar da taxa básica de juros da economia, a Selic, que está em 13,75% ao ano. Cabe ao Banco Central definir a taxa de juros.

Plano de conformidade

O presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), Jorge Gonçalves Filho também falou sobre o tema e afirmou que o setor trabalha junto ao governo na elaboração de um “plano de conformidade” para que as empresas estrangeiras que vendem de forma online no Brasil paguem impostos. “A gente não quer nada mais do que ser isonômico em termos de competição”, disse Gonçalves.

Leia mais:

TRE-AM julga processo que pode cassar vereadores Fransuá e Peixoto

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário