Pesquisar
Close this search box.

Alerta de inundações: Rio Grande do Sul em estado de atenção extrema neste sábado (18)

Desde o final de abril, o estado tem sido afetado por enchentes
Especial Publicitário
(Foto: Divulgação)

Brasil – O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden) emitiu um comunicado alertando sobre um alto risco de inundações persistirem em áreas do Rio Grande do Sul neste sábado (18). Desde o final de abril, o estado tem sido afetado por enchentes.

O aviso, divulgado na quinta-feira (16), abrange as mesorregiões Centro-Oriental, Sudeste Rio-Grandense e a região metropolitana de Porto Alegre. Municípios como Lajeado, Cruzeiro do Sul e Pelotas, que já estão enfrentando fortes chuvas, estão entre os afetados.

O acúmulo de chuvas nas últimas semanas é uma das razões para a continuação das inundações, conforme explicado pelo Cemaden. O órgão também menciona o movimento das ondas de cheia e as condições de saturação do solo.

O Cemaden destaca a situação crítica da Bacia do Lago Guaíba, que recebe toda a água proveniente das bacias dos Rios Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos e Gravataí, todos com níveis ainda elevados.

Segundo o órgão, essa condição agrava a situação em Porto Alegre, onde o nível do Lago Guaíba estava em 4,62mm às 17h15. O alerta também cita preocupações para os municípios próximos à Lagoa dos Patos, que continuam enfrentando inundações devido à água proveniente do Guaíba.

O Cemaden também alerta para um alto risco nas mesorregiões Norte e Sul Catarinense, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Pancadas de chuva intensa podem causar alagamentos e inundações.

Leia mais

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário