Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

AM registra mais de 20 mil novos casos de Covid-19 em apenas uma semana

No mesmo período, foram confirmadas 10 vidas perdidas para a doença em todo o estado
Especial Publicitário
Internação por covid-19 - Reprodução

Após bater recorde absoluto de novas infecções por Covid-19, nesta segunda-feira (18), ao contabilizar quase 5 mil novos casos, o Amazonas acumula 20.211 casos confirmados em apenas uma semana. Os dados foram divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).

De acordo com especialistas, a explosão de novos casos que provoca uma terceira onda da doença no estado é provocada pela proliferação da variante Ômicron, apontada como mais transmissível do que outras cepas do coronavírus.

Entretanto, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apesar da variante também ser capaz de romper a proteção vacinal em muitos casos, a imunização continua sendo necessária para evitar o desenvolvimento das formas graves da doença.

No Amazonas, por exemplo, onde a maior parte da população tomou as duas doses da vacina, o número de mortes não vem acompanhando a alta dos casos.

Enquanto 20 mil pessoas testaram positivo para a covid-19 no estado, nos últimos sete dias, os registros de mortes ficou em 10. Para se ter ideia, no mesmo período do ano passado, quando o Amazonas era assombrado pela crise de oxigênio, a média de mortes diárias ultrapassava a casa dos 90.

Mesmo assim, a nova variante tem preocupado as autoridades sanitárias por sobrecarregar as unidades de saúde. A maioria dos pacientes internados são justamente os que não tomaram nenhuma dose do imunizante.

Entenda a evolução da doença no AM em uma semana

Na última quarta-feira (12), foram diagnosticados novos 1.659 casos, e confirmado uma morte pela doença. No dia seguinte, o estado voltou a romper a barreira dos 2 mil, e mais 2.404 pessoas testaram positivo, com mais quatro mortes.

Já na sexta (14), a FVS apontou que a infecção no Amazonas continuava em tendência de alta, com 2.782 novos casos, e uma vida perdida para a doença.

Mesmo no final de semana, período da semana em que é mais comum baixos índices de diagnósticos, a taxa de novos casos continuou nas alturas, com mais de 2.638 casos, sem ocorrência de mortes, só no sábado (15). No domingo (16), 3.079 pessoas testaram positivo e mais uma morte foi confirmada.

Na segunda (17), foram 2.674 novos diagnósticos, e mais uma morte. Por fim, nesta terça (18), foram 4.975 novos casos e duas mortes pela doença.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário