Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Amazonas lidera ranking de adultos com contas atrasadas

O Estado com menor proporção de inadimplentes é o Piauí
Especial Publicitário
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Amazonas (AM) – Na lista das unidades de federação com mais adultos inadimplentes, o Amazonas lidera com 51,8%, seguido do Rio de Janeiro e Amapá. Os dados são da Serasa Experian.

Segundo a BBC News, uma pessoa está inadimplente a partir do momento em que não consegue pagar uma conta até a data do vencimento. Ela só entra nas estatística de inadimplência da Serasa, no entanto, a partir do momento que a empresa comunica que determinada conta não foi paga.

No Brasil, o número de 66,6 milhões de pessoas com nomes negativados registrados em maio é o recorde — o maior desde o começo da série histórica da Serasa Experian, iniciada em 2016. Em relação a maio do ano passado, houve um aumento de 4 milhões de nomes negativados.

De acordo com o economista, Luiz Rabi, da Serasa Experian, é essencial levar em conta a renda per capita para entender a questão da inadimplência, já que “renda per capita é capacidade de pagamento” — ou seja, Estados com essa renda mais alta teoricamente tendem a ter menor inadimplência.

Isso ajuda a explicar a situação do Amazonas, que tem a maior taxa de inadimplência do país e também está entre as três menores rendas per capita do Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mas o Estado com menor proporção de inadimplentes, o Piauí, também está entre aqueles com menor renda per capita. E o Distrito Federal, unidade da federação com maior renda per capita, está entre as maiores taxas de inadimplência.

É que a renda per capita, embora seja um fator relevante, não é o único, argumenta Rabi.

Confira a lista completa de adultos inadimplentes por UF:

*Com informações da BBC News

LEIA TAMBÉM: Ufam divulga editais da 1ª e 2ª etapas do PSC 2022

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário