Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Amazonino Mendes morre aos 83 anos vítima de pneumonia no hospital Sírio Libanês, em São Paulo

O político estava internado no hospital Sírio Libanês desde a madrugada de 25 de dezembro quando deu entrada na unidade com um quadro grave
Especial Publicitário
(Foto: Divulgação)

Amazonas – O ex-governador do Amazonas, ex-prefeito de Manaus e ex-senador, Amazonino Mendes (Cidadania) morreu neste domingo (12) em São Paulo (SP) vítima de pneumonia e diverticulite. O político estava internado no hospital Sírio Libanês desde a madrugada de 25 de dezembro quando deu entrada na unidade com um quadro grave, na ocasião a assessoria do ex-governador informou que ele estava estável, mas inspirando cuidados.

Amazonino estava com 83 anos, advogado de formação, ao longo desse tempo fez uma carreira política consolidada em solo amazonense. Antes de entrar na vida política, ele fez carreira no Departamento de Estradas e Rodagem do Amazonas entre as décadas de 1970 e 1980.

A partir dos anos 1980, o ”Negão” como era conhecido foi prefeito de Manaus por três mandatos (1983-1986; 1993-1994; 2009-2013), governador do Amazonas por três mandatos também (1987-1990; 1995-2003; 2017-2019) e senador (entre 1991 e 1992).

Nas eleições desse ano, tentou, mais uma vez, voltar ao poder, algo que não aconteceu, o político ficou em terceiro lugar (com 18,56% dos votos) no pleito para o governo do estado, perdendo a vaga para o segundo turno para o atual governador Wilson Lima (UB) e para o ex-governador e senador Eduardo Braga (MDB). Nas eleições de 2020 sofreu outra derrota, para a prefeitura de Manaus, perdendo para o atual prefeito David Almeida.

Durante a campanha, o então candidato tentou desassociar sua imagem como de alguém velho e com problemas de saúde. Entretanto, por várias vezes enfrentou dificuldades durante a corrida eleitoral, como no caso da própria convenção, em julho passado, quando precisou pedir rapidamente uma cadeira pro apresentar cansaço.

Os problemas de saúde e a idade foram motivo de ataque por parte dos adversários de Amazonino durante as últimas eleições que ele disputou. As dificuldades de mobilidade e aparente debilidade do político eram notórias e serviram de questionamento sobre as reais condições de saúde dele para assumir pela quarta vez a cadeira de governador do estado ou de prefeito de Manaus.

A família de Amazonino emitiu uma nota de pesar confirmando o falecimento do político aos 83 anos:

NOTA DE PESAR

A família de Amazonino Armando Mendes comunica com pesar o seu falecimento neste domingo (12/02), em São Paulo, aos 83 anos. Foi uma vida vitoriosa dedicada com muito amor à família e ao povo do Amazonas. Amazonino deixa um Legado incomparável, como homem e político. Lutou bravamente como poucos, mas agora descansa em paz!

16/11/1939 + 12/02/2023

Leia também: 

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário