Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Arthur Lira tonifica importância de discutir sobre semipresidencialismo

Não é a primeira vez, que o presidente da Câmara fala sobre a proposta do modelo político. Lira afirmou que o debate é válido
Especial Publicitário

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), voltou a afirmar nesta segunda-feira (19) que pode discutir o semipresidencialismo na Casa, mas que a medida, que permite uma mudança do sistema de governo, só valeria a partir das eleições de 2026.

“Podemos, sim, discutir o semipresidencialismo, que só valeria para as eleições de 2026, como qualquer outro projeto ou ideia que diminua a instabilidade crônica que o Brasil vive há muito tempo”, disse.

Lira disse que foi uma promessa de campanha o objetivo de discutir na Câmara sobre qualquer assunto e os projetos “esquecidos nas gavetas”.

O político buscou ainda se desvincular do surgimento do tema no debate.

“E o semipresidencialismo é mais um desses [temas a serem discutidos]. Surgiu antes da crise atual. Não é invenção minha”, disse.

Importante ressaltar que não é a primeira vez que Lira comenta sobre esse modelo político. No dia 10 deste mês, em entrevista para a CNN Brasil, o presidente da Câmara enxerga o semipresidencialismo como uma possibilidade.

“O Brasil não deve se acostumar a desestabilizar a política em cada eleição. Não podemos fazer isso. Precisamos, talvez, alterar o sistema do Brasil para um parlamentarismo. Vou sugerir essa semana aos líderes que nós repensemos, para a partir de 2026, como organizar essa questão.”, disse em entrevista.

Semipresidencialismo

A discussão sobre o tema reascendeu depois de Luís Roberto Barroso, ministro do STF (Superior Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mencionar, em 5 de julho, o modelo político como uma proposta para o Brasil.

Leia também : Termina nesta segunda-feira prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2021

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário