Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Atenção: aposentados e pensionistas atentem para golpes do consignado

Se perceber que há algo de “estranho” numa oferta de crédito, redobre a atenção
Especial Publicitário
Arrecadação de impostos tem alta de 18,49% e chega a R$ 137,9 bilhões em março
Arrecadação de impostos tem alta de 18,49% e chega a R$ 137,9 bilhões em março

A criatividade dos criminosos não é tanta assim, mas a inocência das pessoas sobrepuja em muitas das vezes, permitindo com pessoas idôneas caiam em golpes dos mais diversos. Num contexto de pandemia, no qual muitas pessoas acabam se tornando alvo fácil de criminosos, o golpe virtual tem ganhado força, principalmente para os mais vulneráveis, em especial, os idosos.

Com a aposentadoria chega também a facilitação do acesso ao crédito consignado, que é aquele que já é descontado diretamente do benefício do assegurado. O banco possui critérios, que são, inclusive, os mesmos para qualquer pessoa que busque um financiamento, que é o de não ultrapassar 40% dos rendimentos, para que a pessoa não fique com o seu salário tão reduzido.

No entanto, em algum momento, uma repactuação pode ser feita e o limite renovado para esse beneficiário. Com base nesses dados, um golpe tem sido aplicado em muitos pensionsitas e aposentados, que por desinformação, acabam caindo.

Uma leitora do Portal Tucumã, que iremos preservar o seu nome, relatou que uma pessoa teve acesso aos dados dela e tentou aplicar o golpe. Segundo a denunciante, o golpista tinha todos os dados bancários e de seus documentos, e que a forma com contatou e ofereceu o “empréstimo”, foram tão convincentes, que ela quase caiu.

No entanto, para que a transação seja formalizada, há oum detalhe, que na maioria das vezes, o golpista não tem, que é a assinatura do beneficiário, e foi neste momento, que a leitora do Portal Tucumã lembrou de uma situação veiculada nos jornais, em que destacou um vazamento de dados ocorrido no mês de fevereiro, em que dizia que 223 milhões de números de CPF foram expostos.

Na maioria das vezes, a única renda de uma família é o benefício do INSS, com o recurso do consignado, acaba que se torna uma renda extra, um alívio para aposentados e pensionistas, e com a “facilidade”.

Poder contar com a renda é sim uma vantagem na maioria das vezes, mas é preciso tomar os cuidados para não ser ludibriado e cair em golpes.

É preciso atentar e procurar a própria agência bancária. Portanto, se perceber que há algo de estranho numa oferta de crédito, redobre a atenção e seja prudente.

Quando ocorre o crime, o golpista saca o dinheiro e deixa as parcelas para a vítima pagar.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário