Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

ATENÇÃO: Impostos em serviços privados de educação e saúde sofrem redução de 60%

As reduções constam do projeto de lei complementar que regulamenta a reforma tributária sobre o consumo
Especial Publicitário
Foto: (©Ascom/HCPA)

Agência Brasil – Para evitar aumentos de preços após a reforma tributária, serviços privados de educação e saúde terão uma redução de 60% no Imposto sobre Valor Adicionado (IVA). Da mesma forma, atividades culturais, audiovisuais, jornalísticas e de eventos, com cadeias produtivas mais curtas, também terão o imposto reduzido na mesma proporção. Essas medidas estão contidas no projeto de lei complementar que regulamenta a reforma tributária sobre o consumo, recentemente enviado ao Congresso.

As reduções visam evitar um aumento excessivo da carga tributária, especialmente para serviços diretamente voltados aos consumidores, que seriam prejudicados com a cobrança da alíquota cheia, em média de 26,5%. Com a reforma, pretende-se eliminar a cumulatividade, beneficiando setores industriais, mas que poderiam prejudicar os serviços de cadeias curtas, como os mencionados.

O projeto agora será discutido no Congresso, com previsão de votação na Câmara até julho e no Senado até o fim do ano. Durante esse processo, os parlamentares poderão adicionar ou remover serviços com redução de alíquotas.

Os serviços de saúde e educação que terão impostos reduzidos incluem desde o ensino infantil até serviços de enfermagem e fisioterapia. Já os serviços culturais, artísticos, audiovisuais e jornalísticos com alíquota reduzida abrangem desde a produção de programas de televisão até a cessão temporária de direitos autorais e licenciamentos de obras audiovisuais e musicais.

Leia mais

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário