Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

‘Bater perna com filho em shopping é modinha, levá-lo à escola é risco para saúde’, desabafa mulher

"As crianças têm muito tempo para estudar. A vida é uma só", rebateu uma outra mulher
Especial Publicitário

Manaus – Após o anúncio do retorno às aulas presenciais em escolas públicas do Amazonas, previsto para ocorrer no dia 10 de agosto, o público em Manaus usou bastante as redes sociais para se posicionar contra e a favor da decisão do Governo do Amazonas. Em uma enquete do Portal Tucumã com quase 10 mil votos, uma internauta disparou: “frequentar a escola é risco para a saúde, mas bater pernas com o filhinho nesses locais citados não”, comentou.

Volta às aulas

As aulas da rede estadual de educação foram suspensas com o intuito de prevenir e combater a propagação do novo coronavírus (Covid-19). A suspensão teve início em março, mas foi prorrogada até o final de abril no Amazonas. Entretanto, o governador Wilson Lima (PSC) informou, durante entrevista coletiva, na última terça-feira (28), no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste da capital, que as aulas presenciais retornarão no dia 10 de agosto. O assunto rendeu diversas opiniões de pais e responsáveis por alunos.

Enquete

Caso a data permaneça a mesma sem alterações, o Amazonas será o primeiro estado brasileiro a retornar com as aulas presenciais. Leitores do Portal Tucumã comentaram sobre o assunto.

Uma enquete, realizada na última terça-feira (28), alcançou mais de 80 mil pessoas no Facebook. Desses, 9,7 mil participaram através de votação. 3,5 mil (36%) votaram a favor do retorno das aulas. Por outro lado, 6,1 mil (64%) se mostraram contra.

aulas amazonas
Torna-se obrigatório uso de máscara e álcool em gel para estudantes e alunos – foto: Divulgação

Opiniões

Uma internauta, que se mostrou a favor da decisão e participou da enquete, fez uma comparação com a reabertura de bares e restaurantes na capital amazonense.

“A maioria do povo reclamando e querendo fazer greve. Mas para passear em shoppings, frequentar festinhas, balneários e praias não tem nenhum perigo. Por isso que o Brasil é um país de terceiro mundo. Frequentar a escola é risco para a saúde, mas bater pernas com o filhinho nesses locais citados não”, comentou.

aulas amazonas
Foto: Reprodução/Facebook

Outra internauta se mostrou contra o retorno das aulas presenciais e disse que o ano de 2020 está perdido.

“Eu sou contra a volta às aulas. O ano já acabou, os pais, que amam seus filhos, não vão deixar que eles irem à escola. Esperaram até agora, então esperem mais um pouco. As crianças têm muito tempo para estudar. A vida é uma só”, disse.

Foto: Reprodução/Facebook

Segundo Wilson Lima, o retorno das aulas na rede estadual vai seguir as orientações aprovadas pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

Atualmente, o Estado totaliza mais de 98 mil casos confirmados por Covid-19, sendo 34.451 de Manaus, 63.667 no interior, e 3.236 mortes em decorrência do vírus. Por outro lado, o Amazonas tem 82.512 pessoas recuperadas da doença.

O retorno à aulas

Durante a entrevista, Wilson informou que as escolas devem manter 50% da capacidade de alunos nas salas, com distanciamento entre as carteiras. Parte dos alunos vão acompanhar pela televisão e redes sociais.

Neste primeiro momento, a volta às salas de aula acontecerá de maneira gradativa e híbrida. Os primeiros a retornarem – no dia 10 de agosto – são os estudantes do Ensino Médio regular e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dia 24 de agosto, retornam os alunos do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais).

Wilson Lima esteve acompanhando do secretário da Seduc, Luís Fabian, e a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Pinto – Foto: Júnior Amaral/Portal Tucumã

Para que o regresso seja o mais seguro possível, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto construiu um Plano de Retorno às Atividades Presenciais, que reúne as medidas direcionadas a cada setor da comunidade escolar. O documento está disponível no site oficial da secretaria: www.educacao.am.gov.br

Até o momento não há previsão para retorno das aulas da rede estadual nos municípios do interior.

Foto: Divulgação/Seduc

Leia também: Réveillon na Ponta Negra é risco para contaminação por coronavírus? Tema divide opinião de amazonenses

Edição: Isac Sharlon

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário