Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Biblioteca municipal de Manaus recebe atrações folclóricas em homenagem ao Dia do Folclore

As danças nordestinas também entraram em cena em formato de “pocket”, quando apenas duas pessoas se apresentam
Especial Publicitário
Programação contou com a palestra “A Origem e raízes do Folclore Manauara”. Foto: Oliveira Júnior/ Manauscult

Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), realizou, nesta segunda-feira (22), programação especial em homenagem ao Dia do Folclore, comemorado no dia 22 de agosto. As atividades artísticas ocorreram na biblioteca municipal João Bosco Pantoja Evangelista, localizada no Centro.

Segundo o diretor de Cultura da Manauscult, Jonathas Ribeiro, as atividades foram pensadas com o objetivo de exaltar os elementos e tradições que fazem parte da cultura popular regional.

LEIA TAMBÉM: Cetam ganhará unidade na zona leste de Manaus com capacidade para quase dois mil alunos

“A data comemorativa é uma referência às manifestações folclóricas e culturais. A cidade de Manaus, creio ser, a cidade de maior afloramento de presença folclórica, quiçá do Brasil. Nós temos a representatividade, só de forma oficial, no Festival Folclórico do Amazonas, de 244 entidades participando com a gente. Talvez tenhamos o triplo disso só na cidade de Manaus, onde nós temos hoje garrote, cangaços, quadrilhas, uma infinidade de movimentos folclóricos e culturais”, complementou Ribeiro.

A programação contou com a palestra “A Origem e raízes do Folclore Manauara”, que exaltou as particularidades de personagens lendários, festas típicas e manifestações indígenas com o folclorista Nonato Torres.

LEIA TAMBÉM: USF Vila da Prata terá atendimento interrompido na quarta-feira (24)

“Vamos relembrar de como eram as primeiras danças folclóricas, o folclore é muito abrangente. São lendas, culinárias. É o fazer, o agir de um povo, e esse povo, na época que foi forjado o festival folclórico, era a camada mais simples. Por isso, a gente fala em erudito e popular”, ressaltou Torres

As danças nordestinas também entraram em cena em formato de “pocket”, quando apenas duas pessoas se apresentam. A ideia foi fomentar e resgatar a importância histórica da cultura popular.

“Manaus respira arte, respira cultura. A gente fica muito entusiasmada ao ver manifestações dessas no meio da cidade. Saímos da aula agora e demos ‘de cara’ com essa festa. Muito bom”, disse a estudante Bianca Maia.

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário