[views count="1" print="0"]

Boi Caprichoso lança tema para a temporada 2020 no próximo sábado (09)

Foto: Bruno Zanardo

O Boi Bumbá Caprichoso vai anunciar o novo tema que vai defender no Festival Folclórico de Parintins 2020 que será realizado no próximo sábado (09, no Curral Zeca Xibelão, em Parintins, a partir das 21h, com entrada gratuita.

A festa vai reunir os itens oficiais, Marujada de Guerra, nova diretoria e Conselho de Artes do boi azul.

O local do evento foi adaptado para o lançamento do tema, tendo a cenografia assinada pelo artista plástico Aldenilson Pimentel, conhecido popularmente como “Pretinho”. Sobre a coordenação do diretor artístico Edwan Oliveira, cerca de 20 colaboradores trabalharam na construção do cenário no curral do boi.

Perguntado sobre a temática do boi, o presidente do Conselho de Artes, Ericky Nakanome, disse que podem esperar um Caprichoso audacioso, forte e pensando no futuro.

“O boi não vai fugir muito do que vem apresentando nos últimos três anos, digo com toda certeza que nosso torcedor vai gostar muito desse trabalho. Digo mais, esse tema vai focar no futuro do Brasil. Virá muitas surpresas por aí”, comentou.

Presidente do Conselho de Artes, Ericky Nakanome. Foto: Glenda Dinely

Ainda de acordo com Ericky Nakanome, o evento vai envolver todos os setores do boi e promete que o anúncio será feito de maneira teatral.

“Não tenha dúvida que será uma coisa teatral, cada conselheiro fará uma representação da temática, e no final, vamos revelar o segredo tão esperado. Estamos muito felizes com essa nova jornada”, disse.

Expectativa da torcida

Torcedor e sócio da agremiação, Tharzio Wanderson se mostrou otimista com o tema e acredita que a fé pode recuperar o título de campeão para o Boi Caprichoso.

“Eu estou ansioso por essa novidade, o Caprichoso precisa recuperar o título perdido em 2019. Acredito que a fé da torcida sobre um possível campeonato em 2020 depende muito do tema, das toadas e tudo mais. Arrisco meu palpite em um tema na mesma pegada de 2018, algo voltado para a sabedoria popular”, falou.

Mais detalhista, designer Renan Alves disse que o tema pode ser uma oportunidade da nova diretoria mostrar trabalho,

“Estou muito ansioso pois se trata de uma nova presidência, então acredito que vem algo diferenciado, com um enfoque novo”, explica.

Histórico

Em 2017 o boi apresentou o tema “A Poética do Imaginário Caboclo”, sagrando-se campeão daquele, no ano de 2018 apresentou o projeto “Sabedoria Popular: Uma Revolução Ancestral”, conquistando o segundo título consecutivo. Já no festival desse ano apresentou a temática “Um Canto de Esperança para Mátria Brasílis”, mas não conquistou a vitória.

Alegoria “Dinahí”, última noite do festival de 2019. Foto: João Paulo Castro

Carta do tempo

A diretoria do Boi Caprichoso, em nome do presidente Jender Lobato, e do vice-presidente Karú Carvalho, divulgaram um convite elaborado pelo Conselho de Artes chamando os torcedores para o anúncio do tema 2020. Com xilogravura andina, ela conta uma viagem no tempo feita pelos ancestrais amazônicos em diversas épocas pensando no futuro.

Confira a carta na íntegra

Quantas eras se passaram desde o princípio? Tantas luas e as vozes ancestrais não se calaram para revelar a sabedoria adquirida com a mistura do sangue dos primeiros povos. Deixamos escritos nas entranhas da terra o testemunho do amanhã a vontade de que não se quebre o nosso elo com o conhecimento ancestral.

Por João Paulo Castro

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário