Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Bolsonaro alfineta Lula falando da ‘amizade’ do petista com ditadores da Nicarágua e Colômbia

Bolsonaro aproveitou o debate para falar da ligação que o petista tem com ditaduras pela América Latina, como o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega.
Especial Publicitário
Daniel Ortega e Lula/Foto: Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil

Manaus (AM) – Não foram poucas as acusações de Lula a Bolsonaro e de Bolsonaro a Lula durante o debate presidencial deste domingo (16) na Band. Enquanto o petista alfinetou o presidente ao usar um broche alusivo ao combate à pedofilia (após um vídeo onde o presidente supostamente teria dito ”pintou um clima”, ao conversar com uma adolescente venezuelana), Bolsonaro aproveitou para falar da ligação que o petista tem com ditaduras pela América Latina, como o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega.

Bolsonaro, inclusive, repercutiu o trecho em seu Instagram. ”Vamos falar dos seus amigos, Daniel Ortega, é seu amigo ou não é? ele te cumprimentou quando tu foi pro segundo turno”. Lula, interrompeu e disparou: ”Vamos falar?, faz a pergunta”. O presidente continuou, elencando as polêmicas envolvendo o ditador nicaraguense.

”Ele (Ortega) está prendendo padres, expulsando freiras, fechando canais de TV como a CNN, de TV e rádio católica, ele acabou de proibir as comemorações do dia da bíblia, proibiu procissões, um desrespeito com as religiões e você o trata como amigo e diz que isso compete a ele e nós não podemos fazer nada?”, questionou Bolsonaro, que não se limitou ao líder do país da América Central.

”Outro amigo teu Lula, quando eu falei na ONU que eu estava de portas abertas para receber freiras e padres da Nicarágua o outro amigo teu, o [Gustavo] Petro da Colômbia ocupou a tribuna e pediu a descriminalização da maconha, ou melhor da cocaína, que é mais grave ainda. Lula, esses são seus amigos?”, disparou Jair Bolsonaro.

Lula ”aliviou” a barra de Ortega

Ao responder Bolsonaro, Lula não foi enfático e deixou de condenar os crimes praticados pelo ditador. “[…] o regime político da Nicarágua é uma coisa que depende deles e o Daniel Ortega sabe, você sabe, o Chávez sabe, que se eu quisesse acreditar em mandato perpétuo, eu teria feito um terceiro mandato quando me propuseram”, acrescentou o petista.

Sem condenar a perseguição a cristãos da Nicarágua, Lula deu a entender que desconhece um regime ditatorial ao dizer, “se ele está errando, o povo da Nicarágua que puna o Daniel Ortega, se o [Nicolás] Maduro (presidente da Venezuela) está errando, o povo que puna”

PT pediu que matéria de Lula e Ortega fosse retirada de jornal

A coligação FeBrasil (composta por PT, PV e PCdoB) que apoia Lula (PT) acionou no último dia 11 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que uma reportagem do jornal Gazeta do Povo sobre a relação histórica entre o ex-presidente e o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega. Segundo a Gazeta do Povo, os petistas também pedem “censura prévia para que o jornal seja impedido de fazer novas reportagens que demonstrem a ligação de Lula com ditadores”.

LEIA MAIS:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário