Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Bolsonaro diz buscar ‘vacina própria’; país só tem testes com estrangeiras

Presidente Jair Bolsonaro declarou que "o Brasil busca e trabalha para uma vacina própria"
Especial Publicitário
bolsonaro cpi
Foto: Adriano Machado/Reuters

Há quatro possíveis vacinas para o novo coronavírus atualmente submetidas a testes clínicos no Brasil, nenhuma de origem brasileira, segundo os dados registrados e divulgados ao público pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Nesta terça-feira (17), em reunião por videoconferência com os chefes de Estado do grupo dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o presidente Jair Bolsonaro declarou que “o Brasil busca e trabalha para uma vacina própria”

A realidade brasileira está bem distante da alusão feita pelo presidente. Além das quatro pesquisas clínicas, todas oriundas do exterior, há três pesquisas nacionais, mas ainda na fase pré-clínica, isto é, distantes do teste da vacina em voluntários. A fase pré-clínica envolve pesquisas em laboratório e com animais. A pesquisa clínica, dividida em três fases, envolve testes em voluntários com doses reais e placebos. Nenhuma das pesquisas de origem brasileira chegou a esse ponto.

De acordo com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), há dois projetos de vacina em Bio-Manguinhos e um terceiro no grupo de Imunologia de Doenças Virais da Fiocruz Minas Gerais, todos pré-clínicos.

O Ministério da Saúde citou um número muito maior, de “270 pesquisas” sob o acompanhamento da pasta, “muitas já em estágio avançado e com resultados promissores”. Indagado se o número é a soma das pesquisas sobre vacinas e medicamentos usados em tratamentos, não houve resposta até o fechamento deste texto.

Com informações da UOL

Foto: Divulgação

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário