Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Bolsonaro entra no rol de presidentes brasileiros a ficar inelegível

Ex-presidente ficará fora dos pleitos de 2024, 2026, 2028 e 2030
Especial Publicitário
Bolsonaro - inelegível - TSE
(Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Brasil – Após se tornar inelegível na tarde desta sexta-feira (30), em votação no Supremo Tribunal Eleitoral (TSE), o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) se torna com a decisão, o terceiro presidente na história do Brasil a ficar fora de eleições. A sessão desta sexta foi definitiva para atestar a inelegibilidade e o placar foi de 5 votos favoráveis à ação impetrada pelo PDT na Corte Eleitoral e dois votos desfavoráveis.

Além de Bolsonaro, o primeiro presidente da história a ficar impedido de participar de eleições foi Fernando Collor de Mello, acusado de corrupção pelo seu irmão, Pedro Collor de Mello, em um esquema envolvendo o seu ex-tesoureiro Paulo César Farias, o PC Farias.

Na época, Pedro acusou PC Farias de articular um esquema de corrupção de tráfico de influência, loteamento de cargos públicos e cobrança de propina dentro do governo. Entre os beneficiários, estariam integrantes do alto escalão do governo e o próprio presidente.

Já o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também já ficou inelegível em 2018, após decisão da Corte. Lula não participou do pleito após ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

O mandatário havia sido condenado pelo então juiz Sergio Moro no caso do apartamento triplex localizado no Guarujá, no litoral de São Paulo.

Votação

Votaram favoráveis à inelegibilidade de Bolsonaro, o relator da ação, Benedito Gonçalves, Floriano Marques, André Tavares, Cármem Lúcia e o presidente da Corte, Alexandre de Moraes. Já os votos contrários, foram dados pelos ministros Nunes Marques e Raul Araújo.

*Com informações Metrópoles

Leia mais:

URGENTE: Bolsonaro inelegível; voto de Cármem Lúcia coloca placar em 4×1

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário