Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Cheia: moradores do Puraquequara usam ‘CanoUber’ para atravessar rua

Sem opção, para atravessar a rua os moradores estão usando canoa, que ele mesmos batizaram de CanoUber
Especial Publicitário
Fotos e vídeos: Jhonatha Barros

As águas do rio que banha Manaus atingiu 29,93 metros, nesta quinta-feira (27), de acordo com a Defesa Civil, chega a 15 o número de bairros atingidos pela cheia na capital, que está em situação de emergência.

No bairro Puraquequara, na Zona Leste de Manaus, a situação é crítica e os moradores estão utilizando canoas para atravessarem a rua, pois não tem como atravessar a pé.

A moradora da rua São Sebastião, Marlúcia Pães, 55, que nasceu no local e relata que seus pais fundaram o bairro, reclama que muitas pessoas estão saindo do bairro e procurando abrigo nas casas de parentes e até conhecidos devido a dificuldade do deslocamento.

Ela contou à equipe do Portal Tucumã que o restaurante dela foi tomado pelas ãguas, e precisou ser fechado, tirando a renda da família.

Outra situação que precisou ser contornada na família foi a condição em que a casa do filho da Marlúcia ficou, totalmente invadida pelas águas.

Segundo a moradora, um dos filhos dela que mora no mesmo bairro, o Israel Paes, 39, precisou se abrigar na casa dela, devido o transbordamento do rio que invadiu a residência dele, impossibilitando que a família dele permanecesse no local. O jeito foi juntar as duas famílias na mesma casa, até que as águas baixem e ele possa retornar para sua residência.

A água do rio Negro começou a invadir as ruas do bairro há cerca de quatro semanas.

Os moradores relataram que a equipe da Defesa Civil ainda não esteve no local. Mas, adiantaram que foram avisados que os servidores deram comparecer nos próximos dias.

Os bairros afetados pela cheia do rio Negro estão recebendo apoio da Prefeitura de Manaus, serviços como pontes e cestas básicas estão sendo disponibilizados, bem como a aplicação de cal nos locais.

E a previsão do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), que o rio deverá atingir em Manaus no período de cheia a cota máxima já registrada, devendo ultrapassar os 30 metros. O prognóstico será estendido para outros municípios como Manacapuru-AM e Itacoatiara-AM.

Portanto, cada dia mais se aproxima a maior cheia da história e os moradores do bairro vão se adequando conforme as possibilidades. Para conseguir se dirigir em aguns trechos e até faturar algum dinheiro, os moradores do bairro Puraquequara estão fazendo transporte dos vizinhos utilizando canoas, que foi batizada de ‘CanoUber”.

E o jeito é levar na esportiva e se moldar as novas condições e ao novo meio de transporte.

Veja:

Moradores do Puraquequara usam ‘CanoUber’ para atravessar rua.
Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário