Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Com 6 mortos e 11, 9 mil infectados, Amazonas registra queda nos casos de dengue

Na classificação de municípios do Amazonas com maiores taxas de incidência estão: Jutaí (6.529,5), Tonantins (4.842,9)
Especial Publicitário
(Foto:Secom)

Manaus (AM) – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), atualiza, nesta quinta-feira (27/07), o cenário de dengue no Amazonas, no período de janeiro até esta quinta-feira (27/07), foram notificados 11.908 casos de dengue e foram registrados 6 óbitos pela doença.

Na classificação de municípios do Amazonas com maiores taxas de incidência estão: Jutaí (6.529,5), Tonantins (4.842,9), Ipixuna (4.340,4), Tefé (2.970,5), Humaitá (1.937,2), Guajará (1.715,8), São Paulo de Olivença (1.525,6), Tabatinga (1.223,3), Maraã (1.032,9) e Iranduba (868,9).

Informe mensal

A partir desta quinta-feira (27/07), o informe epidemiológico de dengue no Amazonas passa a ser mensal considerando o fim do período sazonal das arboviroses (dengue, zika e Chikungunya) no estado, no mês de julho, com o cenário da doença que apresenta queda desde a última semana do mês de maio no Amazonas, quando foram registrados 353 casos notificados. Nesta última semana de julho, foram notificados 209 casos.

No Alto Solimões

O Informe Epidemiológico da Dengue no Amazonas também torna disponível recorte da situação da dengue na região do Alto Solimões, onde o monitoramento é realizado pelo Laboratório de Fronteiras (Lafron), da FVS-RCP, por meio da Sala de Situação do Alto Solimões. O Lafron está localizado em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus).

O monitoramento da dengue é realizado nesta região, principalmente, devido à Tríplice Fronteira, entre Brasil, Peru e Colômbia, área de importância de saúde pública em que há grande fluxo de pessoas transitando entre os países envolvidos.

Nesta região, no período de janeiro até esta quinta-feira, foram notificados 3.502 casos de dengue e foram registrados 3 óbitos pela doença.

Dengue

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, como o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica e anemia falciforme).

Prevenção

A melhor forma de evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

A orientação é a adoção da lista de verificações (check list) semanal, de 10 minutos de duração, de modo que a população possa agir para identificar os possíveis criadouros, como garrafas, vasos de plantas, pneus, bebedouros de animais, sacos plásticos, lixeiras, tambores e caixas d’água.

Veja também:

Técnicos da Vigilância em Saúde do Amazonas integram a representação dos estados da Região Amazônica brasileira em uma capacitação do Ministério da Saúde sobre estratégia para controle da malária na Amazônia. Oficina Técnica de Malária com foco nos Apoiadores Municipais ocorre até quinta-feira (29/09), em Brasília (DF), destacando a estratégia de apoiadores municipais que atuam em municípios prioritários para a doença.

A equipe de técnicos participante do evento faz parte do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

A estratégia de apoiadores municipais é uma forma de controle da malária a partir da formação de equipes de profissionais em Vigilância em Saúde para atuar em municípios prioritários da região amazônica. Por meio da estratégia, os profissionais desenvolvem rotinas de trabalho em conjunto com as equipes de gestão estadual e municipal de controle da doença.

Confira matéria completa:

https://portaltucuma.com.br/malaria-tecnicos-da-fvs-participam-de-oficina-do-ministerio-da-saude-sobre-controle-da-doenca-im20/

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário