Brasil – Com a definição das chapas e coligações que disputarão as eleições para o Palácio do Planalto neste ano, é possível estimar o tempo de rádio de TV que cada candidato terá para expor suas propostas.
Pela lei, a divisão do tempo de propaganda é definida proporcionalmente ao peso dos partidos que formam as coligações. Na prática, quando maior a bancada, maior o peso. Os blocos fixos da propaganda eleitoral começam a ser exibidos no dia 26 de agosto. Cada bloco terá, ao todo 12 minutos e 30 segundos de propaganda.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT, foi o que conseguiu a maior coligação, com 10 partidos (PT, PSB, Solidariedade, PSOL, Rede, Avante, Agir, PROS, PCdoB e PV). Juntas, as legendas elegeram 140 deputados federais, 13 senadores e oito governadores em 2018. Com isso, Lula obteve o maior tempo de propaganda eleitoral. A tempo estimado de Lula será de 3 minutos e 20 segundos.
Confira o tempo estimado de TV de cada candidato:
Lula (PT): 3 minutos e 20 segundos;
Jair Bolsonaro (PL): 2 minutos e 40 segundos;
Simone Tebet (MDB): 2 minutos e 16 segundos;
Soraya Thronicke (UB): 2 minutos e 7 segundos;
Ciro Gomes (PDT): 50 segundos;
Luiz Felipe d’Avila (Novo): 19 segundos;
Eymael (DC): 8 segundos;
Vera Lúcia (PSTU): 7 segundos;
Sofia Manzano (PCB): 7 segundos;
Leonardo Péricles (UP): 7 segundos
Com informações do Metrópoles
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