Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Confira os eventos astronômicos marcados para agosto; entre eles está a Superlua

Nos dias 12 e 13 de agosto, ocorre a chuva de meteoros das Perseidas
Especial Publicitário
(Foto: Divulgação)

Mundo – Para os amantes da astronomia, Agosto contará com vários fenômenos astronômicos ao longo do mês, uma delas é a aparição da terceira e última Superlua do ano.

Por estar um pouco mais próxima da Terra, poderá parecer até 15% maior e 30% mais brilhante. Mas não é algo tão perceptível: aos nossos olhos, ela será tão exuberante quanto qualquer Lua cheia.

A Lua ficará visível durante toda a noite, atravessando o céu — ressaltando que a primeira hora após o nascimento é o momento mais interessante. O dia seguinte também é uma ótima oportunidade de observação, com nosso satélite ainda com 100% de iluminação.

Nos dias 12 e 13 de agosto, ocorre a chuva de meteoros das Perseidas. Seus meteoros, originados pelo cometa Swift-Tuttle, irradiam da constelação de Perseu. Infelizmente, a lua estará cheia durante o fenômeno, o que deve atrapalhar a observação.

No dia 14 de agosto, Saturno estará próximo da Terra, com a face totalmente iluminada pelo Sol. Dessa forma, ele ficará visível a noite toda, sendo o momento ideal para fotografar. Olha a dica: se tiver um telescópio, use-o. Isso permitirá que você enxergue os anéis e luas de Saturno.

Já na madrugada entre os dias 18 e 19, acontece uma das conjunções mais graciosas: o “sorriso” da Lua minguante ganha a companhia de Marte, o planeta vermelho. O par nasce junto por volta de 1h, a leste, e ficará visível até o amanhecer.

O melhor horário para observação é entre 3h30 e 5h30, quando estarão mais altos no céu. Marte estará logo à direita da Lua, como uma estrela vermelha de brilho fixo.

Com informações do site UOL

Leia Mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário