sábado,

04 maio 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Decreto vai ampliar conselho de combate à corrupção

Nesta terça-feira, Lula vai anunciar novas medidas de transparência
Especial Publicitário
(Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Agência Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia, nesta terça-feira (16), novas medidas sobre transparência e acesso a informações públicas. O evento, no Palácio do Planalto, está marcado para às 10 horas.

A previsão é de que o presidente, acompanhado do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho, assinem três novos decretos. A data marca 11 anos de vigência da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Um dos decretos vai dispor sobre o Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção (CTICC). O colegiado vai substituir o atual Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção (CTPCC), que é um órgão consultivo da CGU, cuja finalidade é debater e sugerir medidas de aperfeiçoamento em relação a esses temas.

Segundo a CGU, o decreto deve ampliar a participação da sociedade civil e atualizar a composição dos membros do conselho. Os detalhes serão apresentados durante a cerimônia.

Na ocasião, Lula também vai atualizar o decreto que regulamenta LAI e assinar um decreto que cria o Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação e a Política de Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública federal.

Veja também:

Um vídeo que circula nas redes sociais, nesta segunda-feira (15), arrancou risadas de internautas, por mostrar um caminhoneiro feliz da vida com a baixa do preço da gasolina, agradecendo o atual presidente da república Lula (PT) e criticando o antigo governo. Na ocasião, o motorista tira onda, pedindo para que o frentista deixasse o combustível transbordar.

No vídeo, que segue sendo compartilhado em massa, pode-se ver o momento em que o frentista está abastecendo o caminhão com a gasolina, enquanto o caminhoneiro filma tudo, fazendo o funcionário do posto de combustíveis cair na gargalhada. O motorista mostra até mesmo o preço que aparece no sistema de registro do estabelecimento. “Esse pai Lula é bom demais”, diz ele.

“Deixe esborrar, rapaz! Aperte, aperte, sim, deixe esborrar. Olha o preço do óleo: R$ 4,89! Na época do bozo era R$ 8, eu não fazia isso, não!”, diz o caminhoneiro, enaltecendo o atual governo Lula e criticando o governo de Bolsonaro.

Leia mais:

Vídeo: ‘Lula, eu te amo’: Pela segunda vez, criança interrompe discurso e abraça presidente

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/D7QIRQn

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata