terça-feira,

07 maio 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

,

Delegado faz selfie com preso que fuzilou viatura da PC e matou ‘Percata’ em Manaus

O ataque pode ter sido motivado pela briga por posse de território do tráfico em Manaus
Especial Publicitário

Manaus (AM) – Um homem identificado como Level de Freitas Vilhena, de 27 anos, foi preso no momento em que tentava sair da cidade pela rodovia estadual AM-010. Ele é suspeito de participar do fuzilamento ocorrido na tarde desta quinta-feira (6), a uma viatura policial do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) em que três homens que estavam sendo conduzidos para a audiência de custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis foram alvejados. Um deles morreu dentro da viatura.

O responsável pela prisão do suspeito, delegado da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil/AM (CORE-AM), Juan Valério, localizou o homem, que pode ser um dos criminosos envolvidos no atentado contra os presos que estavam na viatura policial do 1º DIP. Após a captura, o delegado fez uma fotografia e comunicou os demais oficiais.

Conforme a polícia, o ataque pode ter sido motivado pela briga por posse de território do tráfico em Manaus. Matheus Danilo Barros o ‘Percata’ foi preso na quarta-feira (5), por volta das 17h no bairro Praça 14, Zona Sul de Manaus, juntamente com Patrick Regis de Sena, de 28 anos, e Antônio Marlon Silva dos Santos, de 48 anos, por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e disparos de arma de fogo contra policiais. Ele estaria no beco com os parceiros para executar integrantes do Comando Vermelho (CV).

Percata seria ligado a uma nova facção criminosa denominada de RDA (Revolucionários do Amazonas) e principal alvo do ataque. Matheus morava no bairro São Raimundo, e era conhecido na área por liderar o grupo criminoso rival do CV.

A facção criminosa RDA teria surgido de uma fusão da Família do Norte (FDN) e Primeiro Comando da Capital (PCC) que disputa o tráfico de drogas em todo Estado do Amazonas.

De acordo com a polícia, a facção trabalha por braço e já se encontra no Limão, Caldeirão, Iranduba e Cacau Pirêra, onde o CV tem resistido e mantido parte do comando do tráfico de drogas.

Antes de ser encaminhado à audiência de custódia no Fórum Henoch Reis, Matheus Danilo o ‘Percata’ seria ouvido por uma equipe de investigadores do 31º Distrito Interativo Policial, de Iranduba, porém, decidiram que ele seria ouvido na audiência de custódia. Ele era suspeito de comandar as execuções no município de Iranduba e na capital. Mas foi morto antes da audiência.

As Polícias Civil e Militar, durante coletiva de imprensa, afirmaram que o trio foi preso durante incursão no Prosamim Mestre Chico I, quando a equipe foi surpreendida com disparos de arma de fogo. Matheus Danilo, Patrick Régis e Antonio Marlon tentaram fugir pela rua Ipixuna, mas acabaram sendo capturados.

Com eles, foram encontrados uma pistola de marca Taurus TS9 .9mm, numeração ACE863206; 13 munições do mesmo calibre; uma pistola Taurus 765 .9mm; seis munições do mesmo calibre; e um veículo Cobalt, cor prata, placa BBI2B29, sem restrições. Também foram apreendidos quatro celulares, uma porção e mais quatro cigarros de maconha tipo skunk.


Os três foram levados ao 1º Distrito Integrado de Polícia, onde o auto de prisão em flagrante foi lavrado. No inicio da tarde de hoje (6), Matheus o ‘Percata’, Patrick e Antônio foram colocados na viatura do 1º DIP para passar por audiência de custódia e seguiram para o Fórum Henoch Reis. Bandidos, armados de fuzil e distribuídos em três veículos, cercaram a viatura e fuzilaram os três detidos. Uma agente da PC também acabou sendo ferida, mas sem gravidade.

‘Percata’, o alvo principal da ação, morreu na hora, enquanto Patrick e Antônio ficaram gravemente feridos.

Foto: Rickardo Marques

LEIA TAMBÉM:

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata