Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Lava Jato: Deltan Dallagnol tratou em sigilo com EUA divisão de dinheiro cobrado da Petrobras

Conversas ocorreram por três anos e fazem parte dos arquivos apreendidos pela PF na Operação Spoofing
Especial Publicitário
Deltan Dallagnol
(Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Br)

Brasil – O ex-procurador e ex-deputado Deltan Dallagnol negociou em sigilo com as autoridades norte-americanas um acordo para dividir o dinheiro que seria cobrado da Petrobras em multas e penalidades por causa da corrupção. A informação é do UOL em parceria com a newsletter A Grande Guerra e até então. Deltan ainda não se pronunciou sobre o caso.

A negociação não envolveu a Controladoria-Geral da União (CGU), o órgão competente por lei, para o caso.

As conversas entre procuradores suíços e brasileiros aconteceram por mais de três anos pelo aplicativo Telegram e não eram registradas oficialmente. Elas aconteciam devido ao papel das autoridades de Berna na busca, confisco e detalhamento das contas usadas como destino das propinas investigadas na Operação Lava Jato. Mas, para ambos, foi considerado estratégico envolver a Justiça americana, que estava também investigando o caso.

Os chats fazem parte dos arquivos apreendidos pela Polícia Federal durante a operação Spoofing, que investigou o hackeamento de procuradores e também do ex-juiz Sergio Moro no caso que ficou conhecido como Vaza Jato.

No dia 29 de janeiro de 2016, Deltan Dallagnol escreveu aos suíços para contar o resultado dos primeiros contatos entre ele e as autoridades americanas. Após isso, Deltan encaminha uma nova mensagem falando das garantias que poderiam ser concedidas nesta tratativa.

*Com informações UOL

Leia mais:

Eduardo Leite entra com ação no MP contra Jean Wyllys

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário