Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Denúncia: ex-prefeito do interior do AM demite funcionários por apoiar rival nas Eleições 2020

A denúncia aponta que os profissionais da saúde foram demitidos pelo ex-prefeito de Apuí, Roque (DEM) atuavam na linha de frente contra a Covid-19
Especial Publicitário
ex-prefeito

Manaus – O pleito eleitoral aconteceu em novembro de 2020, no entanto, até agora, algumas pessoas estão sendo alvo de perseguições políticas. Um grupo de profissionais da saúde do município de Apuí, distante a 1.112 quilômetros em linha reta de Manaus, procurou o Portal Tucumã nesta quinta-feira (21) para fazer uma denúncia contra a atual administração.

Uma enfermeira, que preferiu não se identificar, disse ao Portal Tucumã que foi demitida para conter gastos. Entretanto, ela informou que alguns colegas foram demitidos por serem contrários ao ex-prefeito de Apuí, Roque (DEM).

“As eleições aconteceram no domingo na segunda-feira estava demitida. Mas, de acordo com o papel da minha demissão, foi contenção de gastos. Segundo o que me falaram, fomos demitidos por estarmos fazendo campanha para o candidato contrário”, disse.

A enfermeira conta que, além dela, um bioquímico, que não teve a identidade revelada, também foi demitido após o pleito eleitoral de 2020.

Retorno

A enfermeira relatou ao Portal Tucumã que ela e os demais profissionais da saúde, que foram demitidos, tentaram retornar aos antigos postos de trabalho. Entretanto, ela conta que o atual prefeito de Apuí, Marcos Lise (PSC), não aceitou pelo fato deles terem apoiado outro candidato.

“A secretária de Saúde foi conversar com o atual prefeito, para nos recontratarem ele simplesmente, disse que não pois não apoiamos na campanha. O Marcos Lise não recontratou alegando não ter tido apoio dos demitidos na eleição”, explica.

Marcos Lise (direita), atual prefeito de Apuí – Foto: Divulgação

Marcos Lise foi eleito com mais da metade da preferência do eleitorado, com 4.374 votos, o que corresponde a 59,04% dos votos válidos.

O segundo colocado na corrida eleitoral de 2020 foi o médico Dr. Paulo Cezar Mates (PSDB), que concorreu ao lado de o pecuarista José Alves (PSB), com o apoio dos partidos PT, PSD, PDT, PL e Solidariedade. Dr. Paulo obteve 2.692, o que corresponde a 36,34% dos votos.

Já o terceiro colocado, Almir Fagundes (PROS) ficou com 342, ou seja, 4,62% dos votos válidos. Entre os brancos e nulos foram de 294, o que corresponde a 3,82% dos votos.

Combate à pandemia

A enfermeira conta que esteve trabalhando na linha de frente no combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Ela relatou que a situação está bem controlada pois Apuí “é um dos únicos municípios da Calha do Madeira com maior controle, registrando apenas 11 óbitos”.

De acordo com o boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), o município de Apuí registrou 674 casos confirmados da doença.

Resposta

O Portal Tucumã entrou em contato com a Prefeitura de Apuí pela página do Facebook Município de Apuí. Até o final dessa reportagem não tivemos nenhum retorno, mas o espaço está aberto para esclarecimentos.

Foto: Divulgação

Leia também: Plano de saúde nega internação e Defensoria consegue decisão judicial para garantir tratamento a paciente com trombose

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário