Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Deputada do RJ denuncia ‘racismo algorítmico’ em plataformas de IA

Ao tentar recriar um post com sua imagem, a plataforma a colocou em uma favela portando uma arma
Especial Publicitário
Deputada Renata Souza
(Foto: Reprodução / Twitter @renatasouzario)

Brasil – A deputada estadual Renata Souza (PSOL-RJ), da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), denunciou por meio de suas redes sociais, que as plataformas de Inteligência Artificial (IA) estão praticando racismo algorítmico, após tentar fazer uma trend com personagens de desenhos animados.

Segundo a deputada, ao tentar recriar seu personagem com suas características autodescritas, a plataforma criou um pôster de uma mulher negra segurando uma arma em uma favela. A parlamentar, que preside a CPI do Reconhecimento Fotográfico, afirma que há esse tipo de racismo nas IAs.

(Foto: Reprodução: Instagram/@renatasouzario)

“Em momento nenhum eu falei sobre armas. Em momento nenhum eu falei sobre violência. Eu falei sobre mulher negra em uma favela. E aparece uma mulher negra com uma arma na mão. Ou seja: o racismo algorítmico está aí. Essa lógica de criminalização das pessoas negras desses territórios de favela e periferia, ela também está nos algoritmos. Eu presido a CPI do Reconhecimento Fotográfico já vi o tanto que essa inteligência artificial, essas inteligências faciais utilizam também um algoritmo que é racista, que vai reconhecer o negro, o pobre, o jovem como possível criminoso”, escreveu a parlamentar que o racismo está presente até nas plataformas.

“O imaginário de violência nas favelas e de criminalização de corpos e territórios negros também está presente em tecnologias, o que coloca em risco a segurança de pessoas negras. É preciso rever essas tecnologias e procedimentos.”

Veja:

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário