Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Deputados repercutem chegada do 5G a Manaus e já pedem a ampliação para o interior

Serafim Corrêa (PSB) e Sinésio Campos (PT) celebraram a chegada do sistema, mas garantem que é importante ampliar para o interior.
Especial Publicitário
Chegada do 5G foi um dos temas repercutidos nesta quarta na Assembleia Legislativa (Foto: Reprodução)

Manaus (AM) – A internet 5G, considerada 20 vezes mais rápida do que as plataformas atuais deve ter a liberação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para Manaus nesta quinta-feira (6). Entretanto, considerando o histórico problemático da internet local, muita gente se pergunta se a chegada será efetiva. O Portal Tucumã repercutiu o assunto na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O deputado Serafim Corrêa (PSB) repercutiu o início do sistema na capital e afirmou que irá propor que o governo viabilize a ampliação para o interior.

”Isso é uma boa notícia porque o 5G traz uma velocidade de internet muito grande. Nós temos a pior internet do Brasil, espero que com o 5G isso dispare e antecipo que vou sugerir ao governo do estado que sente com as operadoras no sentido do governo bancar a instalação do 5G pro interior, porque aí vai tirar o interior do estado do isolamento, levar internet, levar comunicação para o interior será um gesto pioneiro”, disse Serafim, que afirmou ainda não ser custosa essa ampliação.

”Creio que isso é uma função extrema a ser feita com recursos do FTI (Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas), não creio que custe muito dinheiro montar as antenas para receber o sinal 5G em todos os municípios do Amazonas, é questão de conversa, é questão de entendimento”.

”Eu quero ver pra crer”, diz Sinésio

Sinésio Campos (PT) também repercutiu o tema e declarou que muito já foi falado sobre o sistema, mas que efetivamente a qualidade não melhorou. O petista disse que continuará cobrando das agências que controlam o serviço, nesse caso a Anatel.

”Eu quero que chegue para todos nossos habitantes, chegando parabéns, se não chegar, vamos continuar cobrando principalmente as agências que regulam esse setor porque as agencias reguladoras são, na sua grande maioria, responsáveis por essas empresas que não prestam um serviço de qualidade, pagamos a telefonia cara, pagamos a energia cara e não temos qualidade”.

Na mesma linha de Serafim, Sinésio também re percutiu e se mostrou preocupado com a chegada da internet em áreas que hoje se encontram com nenhum ou com um sinal muito precário de internet e telefonia.

”Eu quero que chegue nas comunidades indígenas, porque já chegou tanta lambança de melhorar a telefonia, eu quero saber na prática, eu quero ver pra crer se esse 5G vai chegar lá em Iauareté [comunidade indígena de São Gabriel da Cachoeira], se vai chegar para os povos da floresta e, se pode fazer aqui, porque veja bem privatizaram a Amazonas Energia e temos blackouts ainda”.

Para ter acesso à internet móvel 5G, é preciso ter um celular habilitado para a tecnologia. Os aparelhos fabricados recentemente, em geral, já estão habilitados. Além disso, é preciso estar na área de cobertura, que será disponibilizada de modo diferente por cada uma das quatro operadoras que atuam aqui (Oi Vivo, Tim e Claro).

LEIA MAIS:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário