segunda-feira,

29 abril 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Detentos do IPAT realizam manutenção de quadras na unidade prisional

Atuação do detentos em serviços de reforma faz parte do projeto de ressocialização dos internos
Especial Publicitário

(Foto: Divulgação / SEAP)

Quarenta reeducandos do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), localizado no Km 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), atuam na reforma de duas quadras poliesportivas da unidade prisional, aumentando para três o total de quadras aptas para o uso, no Ipat. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) com a cogestora RH Multi. 

As duas quadras, utilizadas originalmente para a recreação dos detentos, se encontravam deterioradas. Com isso, os internos estavam utilizando a primeira quadra, reformada em maio, tanto para fins recreativos como para o banho de sol. A mão de obra nas demais quadras foi necessária para melhor distribuir a massa carcerária e assim, aproveitar todos os espaços físicos da unidade.

Os reeducandos fazem parte do programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade” e atuam na reforma das duas quadras poliesportivas, há dois meses. A previsão de entrega é dezembro. Serviços de alvenaria, pintura, soldagem e hidráulica fazem parte da obra. Eles também serão responsáveis pela instalação das treliças metálicas dos ambientes, estrutura essencial para a segurança dentro do presídio. 

O diretor do Ipat, Márcio Pinho, explicou a importância que a reforma das quadras implicará no desenvolvimento dos apenados. “Sempre com a preocupação de assegurar os benefícios e oportunidades a eles garantidos pela lei, a unidade tem apostado nas atividades desportivas para desenvolver valores como colaboração em equipe, disciplina e responsabilidade, ajudando dessa forma no resgate da autoestima do reeducando”, disse.

Além da realização de eventos e também torneios de futsal, os espaços também são utilizados para atividades de ginásticas laborais e preleções diárias da direção da unidade e o corpo técnico. 

Remição pelo trabalho

A Lei de Execução Penal (LEP) garante ao apenado a remição de um dia de sua pena a cada três dias de trabalho.

Com informações da SEAP

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata