Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Eleições 2020: ‘O jogo tá sendo jogado, e ainda não terminou’, dispara Conceição Sampaio sobre disputa pelo segundo turno em Manaus

Conceição Sampaio disse que o preconceito existe com a chegada das mulheres na política, mas vai ser quebrado com a mudança do eleitorado
Especial Publicitário
Conceição Sampaio
Conceição Sampaio

A ex-deputada federal e candidata a vice-prefeita de Manaus, Conceição Sampaio (PSDB) participou na tarde desta segunda-feira (9), do programa #Eleições2020, do Portal Tucumã. Conceição Sampaio é candidata a vice-prefeita pela coligação “Trabalho bom merece continuar”, que tem como majoritário Alfredo Nascimento (PL).

Conceição Sampaio acredita que sua chapa chegará ao segundo turno e disse que o “jogo está sendo jogado” e ainda não encerrou. “O eleitor precisa olhar o projeto de cada chapa em que o candidato a prefeito e vice estão se comprometendo com à cidade. ‘O jogo tá sendo jogado, e ainda não terminou’, disparou Conceição Sampaio sobre disputa pelo segundo turno em Manaus.

Durante a entrevista Conceição também falou sobre sua candidatura e da importância das mulheres na política, para defender além das causas femininas, propostas importantes para toda à sociedade. Ela destacou que embora as mulheres sejam 52% do eleitorado em todo o Brasil, a representatividade feminina nos Parlamentos ainda é muito desigual.

Questionada sobre a questão de ser vice em uma chapa majoritária, quando se esperava um protagonismo feminino nestas Eleições Municipais de 2020, em Manaus, Conceição disse que está muito feliz em ter chegado em uma disputa para Prefeitura da cidade.

“A mulher quando vai para uma mesa de negociação, ela vai mesmo para negociar políticas publicas, esse é o trabalho que nós fazemos e por isso é tão importante que a cidade de Manaus venha ter uma vice-prefeita no comando. Nossa contribuição trará impactos positivos para Manaus e eu nas minhas passagens pelos parlamentos sempre busquei muito a população. Eu defendo a boa política, eu gosto de ser ponte e não muro. Eu gosto de perceber que aquilo que estamos fazendo é capaz de impactar a vida das pessoas”, destacou Conceição sobre o porque de concorrer como vice em uma chapa majoritária.

Preconceito

Outro ponto abordado pela candidata é quanto ao preconceito com às mulheres no espaço político. Ela defende que já houveram muitos avanços, mas que há ainda muito a se fazer, citando um exemplo da Câmara dos Deputados, em Brasília, em que uma das entradas ainda se refere aos homens e também sobre o caso da primeira deputada federal que engravidou durante o cargo e não sabiam como proceder.

“Nós vamos quebrando com os exemplos que damos quando comandamos algo, quebrando algo que é tão enraizado. É verdade que para muitos a política ainda é uma atividade só para homens, e não é. É algo que existe, mas nós vamos mudando isso”, destacou Conceição Sampaio dizendo que essa mudança também vem sendo vista na campanha das ruas, com a aceitação dos eleitores às mulheres candidatas no pleito eleitoral.

Conceição também disse que dentro do Parlamento não há disputa por partido entre as mulheres e sim uma luta por todos os temas importantes para à sociedade. “Existe sim uma bancada feminina e nós lutamos por causas que nós entendemos ser importantes para à população, a gente luta por uma sociedade igualitária para homens e mulheres”, ressaltou a ex-deputada.

Na ocasião que esteve como deputada federal, Conceição disse que na bancada com 513 vagas, apenas 51 eram de mulheres e temas relativos à causa feminina só eram discutidos no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Avaliação

No quadro que avalia o nome de políticos no cenário local e nacional, com notas de 1 a 3, conforme a afinidade política da candidata Conceição Sampaio, os únicos nomes que receberam a nota máxima três (3), foram Alfredo Nascimento (PL), o senador Plínio Valério (PSDB) e o atual prefeito Arthur Neto (PSDB).

Com a nota média dois (2), com quem Conceição poderia ter uma união política foram avaliados o nome de José Ricardo (PT), dos senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD), o deputado federal Marcelo Ramos (PL), as deputadas estaduais Alessandra Campêlo e Joana Darc 2, os deputados estaduais Belarmino Lins (PP) e Josué Neto (PSDB), o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido).

Já com a nota mínima um (1), os prefeituráveis Capitão Alberto Neto (Republicanos), Ricardo Nicolau (PSD), Amazonino Mendes (Podemos), Chico Preto (DC), David Almeida (Avante), Romero Reis (Novo), Gilberto Vasconcelos (PSTU), Marcelo Amil (PCdoB) e Coronel Menezes (Patriota), os deputados federais Átila Lins (PP), Bosco Saraiva (Solidariedade), Sidney Leite (PSD) e Silas Câmara (Republicanos), o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos), o governador do Amazonas Wilson Lima (PSC), o ex-governador José Melo, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o ex-presidente Michael Temer (MDB) e o ministro da Economia Paulo Guedes.

Sobre Conceição Sampaio

Maria Conceição Sampaio Moura (PSDB) é comunicadora, possui mais de 16 anos de vida pública. Foi vereadora de Manaus (2005 a 2006); deputada estadual por dois mandatos (2007 a 2014) onde presidiu a Comissão dos Direitos das Mulheres; deputada federal (2015 a 2019) e presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, segunda maior comissão da Câmara dos deputados federais.

Foi titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) durante em 2019, onde coordenou políticas de enfrentamento à violência contra a mulher, projetos sociais de proteção a famílias em situação de risco social e atuou na linha de frente durante o período crítico da pandemia.

Confira a entrevista no programa #Eleições2020. CLIQUE AQUI!

Leia mais: Eleições 2020: saiba como denunciar propaganda irregular de candidatos no AM

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário