Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Em live com especialistas em meio ambiente, Marcelo Ramos anuncia PL para regulamentar mercado de carbono

Presente ao evento com Marcelo Ramos, o presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, Rodrigo Agostinho, falou da PEC que torna clima direito constitucional
Especial Publicitário
Em live com especialistas em meio ambiente, Marcelo Ramos anuncia PL para regulamentar mercado de carbono
Em live com especialistas em meio ambiente, Marcelo Ramos anuncia PL para regulamentar mercado de carbono

Em meio às comemorações do Dia da Terra e enquanto se desenrolava a Cúpula do Clima, promovida pelo presidente dos EUA, Joe Biden, parlamentares e especialistas em meio ambiente discutiam soluções para os desafios climáticos da Amazônia. Tendo à frente o vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), o encontro virtual, batizado “Floresta em pé – a maior fonte de riqueza” discutiu, por quase duas, duas ações no âmbito do legislativo federal para ajudar a frear o desmatamento e as mudanças climáticas.

“Em 2019, segundo o Banco Mundial, muitos países arrecadaram $ 45 bilhões de dólares no mercado de crédito de carbono para redução de emissões. Esse mercado é objeto do meu projeto de Lei que, ao regulamentar a atividade no Brasil, pode significar geração de riqueza, combate à pobreza e conservação da floresta amazônica”, disse Ramos, ao fazer um apelo para que o PL 528/21, de sua autoria, ganhe regime de urgência na apreciação no plenário da Câmara.

Uma das participantes da live, a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, parabenizou o deputado Marcelo Ramos por promover o debate num dia tão simbólico, e aproveitou para comentar os compromissos do presidente Jair Bolsonaro na Cúpula do Clima. “O presidente se limitou a apresentar indicadores ambientais de governos anteriores, alguns da minha gestão, e apontou compromissos que carecem de credibilidade”, resumiu Marina.

Superintendente da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgílio Viana, propôs que seja realizado um novo encontro remoto, desta vez envolvendo várias entidades do Amazonas, para amplificar o debate acerca da valorização serviços ambientais a partir da valorização floresta em pé. “A fórmula para uma política de carbono neutro passa, entre outras medidas, pela definição de um marco legal para o mercado de carbono, que o PL 528 contempla, e que trará segurança jurídica aos investimentos”, revelou Viana, ao defender a aprovação do projeto de lei de Ramos.
Também participaram da live “Floresta em pé – a maior fonte de riqueza” o diretor de Políticas Públicas da entidade SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, o especialista em políticas na área climática, Tiago Ricci, e o presidente da Frente ambientalista do Congresso Nacional, deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP). O parlamentar é autor de uma PEC que torna o direito ao clima uma garantia constitucional, apresentada ontem na Câmara Federal, e que ganhou apoio imediato dos presentes.

Foto: Divulgação

Leia também: Chegada de Bolsonaro no Centro de Convenções em Manaus é marcada por aplausos e protestos

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário