Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Empresa reduz horas de trabalho e vê produtividade crescer 25%

No início da pandemia da Covid-19, a diretora do empreendimento decidiu concretizar o projeto
Especial Publicitário
Foto: Divulgação/Solpack Agronet

Brasil – Uma empresa de Rio das Pedras, em São Paulo, viu o lucro crescer após reduzir para seis horas a jornada de trabalho para todos os funcionários, sem reduzir os salários. Com o ajuste na carga horária, a direção viu aumento de 25% na produtividade.

A ideia já vinha sendo analisada pela diretoria da Solpack Agronet, Alda Maria Car, há um tempo, mas foi colocada em prática em 2020. Os primeiros “sortudos” foram os funcionários da linha de produção. A empresa produz embalagens raschel (sacos plásticos para frutas) e telas para sombreamento para agricultura e uso decorativo.

De acordo com a executiva, todas as vezes que ia até a fábrica percebia o cansaço dos funcionários, e isso gerava incômodo. “Às vezes eu chegava e via um funcionário com suor embaixo do braço na camiseta e pensava ‘nossa, essa pessoa está morrendo de trabalhar'”.

No início da pandemia da Covid-19, a diretora decidiu concretizar o projeto. Até então, a produção era feita em três turnos de oito horas, mas a mudança fez com que fosse acrescentado um quarto turno e todos os funcionários do setor passaram a trabalhar por seis horas, sem reduzir o salário. Para isso, também foram contratados novos funcionários.

“Se a gente pensar em custo, talvez a gente gaste um pouco mais contratando as pessoas. Mas se a gente pensar em qualidade de vida, qualidade do produto… É dar a condição ideal para a pessoa trabalhar, né?”, afirmou Alda.

“Tem muitas pesquisas pelo mundo que mostram que a gente não tem condição de absorver mais do que cinco horas e meia focado”, argumentou a diretora. E foi a partir dessa ideia que a mudança foi bem aceita. Depois de reduzir o horário da linha de produção e observar, por quase dois anos, os resultados positivos dessa mudança, a diretoria decidiu ampliar. Este ano, os setores administrativos também foram contemplados.

De acordo com Alda, a mudança gerou benefícios visíveis para a empresa. A alta de 25% na produtividade trouxe ganhos financeiros, que fez com que conseguisse aumentar o quadro de funcionários de 184 antes da mudança para 302 colaboradores agora.

Hoje, os funcionários trabalham as seis horas diárias, com 15 minutos de intervalo, e não podem, por lei, fazer hora extra. No caso do administrativo, são cinco dias de trabalho por semana. Na linha de produção, são seis. A empresa, que antes oferecia uma refeição, agora fornece um lanche para os colaboradores.

Com informações do G1

Leia mais: Funcionário do SBT acerta gol em programa e ganha R$ 100 mil

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário