Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Enchente do Rio Acre atinge 27 mil moradores da capital

Foram realizados dois decretos de emergência
Especial Publicitário
(Foto: Reprodução/Twitter: @emanu_lma)

Brasil – Foi decretado situação de emergência pela prefeitura de Rio Branco após enchente que atingiu 27 mil pessoas nesta sexta-feira (24). O decreto foi assinado pela prefeita em exercício, Marfisa Galvão e deve ser publicado na próxima edição do Diário Oficial do Estado (DOE).

Foram realizados dois decretos de emergência, um relacionado às enxurradas e outro com relação à inundação do Rio Acre.

Assista o vídeo:

“A decretação de situação de emergência faz com que viabilize e acelere todos os socorros que vamos prestar à comunidade. São dois decretos, um pelas enxurradas e outro pela inundação. Temos 7 mil famílias atingidas pela inundação e enxurradas. Em torno de 25 a 27 mil pessoas atingidas. Temos pessoas ainda para serem socorridas, estamos isolados via área, com a BR-364 fechada, rodovias fechadas, bairros isolados. É um desastre, tudo isso em apenas 35 horas”, afirmou tenente-coronel Cláudio Falcão, atual coordenador da Defesa Civil Municipal.

O prejuízo que resultou pela forte chuva que atingiu a capital do Acre são diversos. Vários lugares inundados, resultado do rompimento de trecho na BR-364 estão entre os prejuízos. São 36 bairros afetando cerca de 7 mil famílias. Além disso, pelo menos, 15 comunidades rurais da capital foram afetadas.

No geral, foram sete igarapés transbordaram em Rio Branco. Entre eles: Almoço, Judia, São Francisco, Dias Martins, Batista, Fundo e Liberdade. Para auxiliar no atendimento a população, a prefeitura montou nove abrigos em escolas para receber as famílias desabrigadas e trabalha para abrir mais dez.

O temporal que começou na madrugada dessa quinta-feira (24) e até às 6h desta sexta, segundo a Defesa Civil do município, já choveu um acumulado de 187,2 milímetros, o que representa mais de 90% de todo o esperado para março, que é de 270,1 milímetros.

Por essa abundante de água, além dos igarapés, o Rio Acre subiu mais de seis metros em poucas horas.

Leia também:

Brasil – Uma idosa de 88 anos, morta durante uma enchente que deixou seu carro submerso na água em São Paulo (SP), na última quarta-feira (8), gritou por socorro enquanto era levada pela correnteza, momentos antes de morrer afogada. A ocasião foi registrada em vídeo por uma câmera de segurança.

A vítima foi identificada como Nayde Capellano e, no momento da enchente, ela estava indo à padaria pela parte da tarde, por volta das 16h, no momento em que um alagamento na rua Gaivota, em Moema, zona sul da capital, a deixou presa.

Para continuar acesse:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário