Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Especialistas dão dicas para ingressar e se manter no mercado de trabalho

Quem está entrando o mercado de trabalho deve ficar atento para não investir em carreiras defasadas e nem mesmo nas "profissões da moda".
Especial Publicitário

Algumas áreas de trabalho têm grande destaque em boa parte das empresas. Além disso, novas profissões surgem todos os dias. E, em tempos de crise econômica, outras perderam o seu espaço.

Quem está entrando o mercado de trabalho deve ficar atento para não investir em carreiras defasadas e nem mesmo nas “profissões da moda”.

“Vivemos um momento digital e uma busca constante de novas oportunidades de mercado. Recentemente, o LinkedIn publicou uma relação de 15 profissões emergentes para este ano onde o que me chamou a atenção foram as profissões voltadas para: tecnologia digital, venda de produtos ou serviços, atendimento ao cliente, mercado financeiro e melhoria na elaboração de processos. Ficando evidente uma tendência digital, tecnológica e ligada a serviços”, disse o diretor da Anhanguera Manaus, Robinson Ferraresi.

Essas profissões eram, de acordo com Ferraresi, gestor de mídias sociais, engenheiro de cibersegurança, motorista de aplicativos, especialista em sucesso do aluno, cientista de dados, consultor de investimentos, coach de metodologia ágil. “Nesse cenário, os cursos de Marketing Digital, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia da Computação e Processos Gerenciais atenderiam essa demanda e acelerariam a colocação no mercado de trabalho”, pontuou.

Mais estudo

Para a especialista em carreiras, Ellen Castro, a falta de qualificação não é um fator determinante para o quadro de instabilidade empregatícia nos mais diferentes setores. “O que falta é disposição para o estudo, para o autodesenvolvimento, o interesse individual da pessoa em buscar se especializar em algo ou aperfeiçoar conhecimentos por meio de cursos com a qualificação profissional”, afirmou.

Ainda de acordo com a especialista, com o advento do YouTube, entenderam que não há mais necessidade dessa busca em locais apropriados e preparados para esse fim: qualificação profissional. “Manaus oferece muitas oportunidades nesse aspecto, mas o desinteresse de uns e a falta de condições financeiras de outros é que impacta no desejo de se qualificar, pois além de formas pagas, existem opções gratuitas, presenciais ou online que podem oferecer essas qualificações”, ressalta.

Destaque

Os especialistas também dão dicas para quem quer se destacar na hora de conquistar espaço no mercado de trabalho. “A capacitação na era de informática também é um grande diferencial, como cursos básicos e avançados em Word e Excel. Ser mais socialmente envolvido em grupos de voluntariado, com foco em Sustentabilidade, é uma excelente referência, também. No caso de algumas atividades o domínio da língua inglesa também é essencial”, comenta Ellen Castro.

Para Ferraresi, existem vários cursos gratuitos disponíveis em sites de universidades e órgãos públicos, para alavancar o currículo. “Vivemos uma era digital com ferramentas poderosas que, quando utilizadas de forma assertiva, promovem nossa intenção de buscar um posicionamento no mercado. É essencial participar de cursos gratuitos, palestras e se manter atualizado sempre”, enfatizou.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário